Por ISTOÉ ECONOMIA

Dois políticos com passagem pelo Poder Executivo foram presos ontem, por acusações que envolvem desvio de recursos públicos e organização criminosa. Marcelo Miranda (MDB), ex-governador de Tocantins, foi detido pela Polícia Federal de manhã, em seu apartamento funcional em Brasília. Alvo de uma investigação que envolve um esquema de corrupção com políticos e empresários, Adail Filho (PP), prefeito da cidade de Coari, no Amazonas, se apresentou à Justiça.

Suspeito de desviar cerca de R$ 300 milhões dos cofres públicos, o ex-governador de Tocantins foi preso preventivamente, acusado de integrar uma organização criminosa supostamente envolvida em crimes de corrupção, peculato, fraudes em licitações, desvios de recursos públicos, recebimentos de vantagens indevidas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

Depois de preso, ele foi transferido para Palmas, capital do seu estado de origem, em um avião da PF. Na operação, também foram detidos o pai do ex-governador, José Edmar Brito Miranda, e o seu irmão, Brito Miranda Júnior. Os mandados de prisão foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas (TO). Segundo a denúncia, os investigados usaram de sua influência política para aparelhar o estado com a ocupação de cargos comissionados estratégicos para a atuação da organização criminosa.

desvios na educação

Em Coari, Amazonas, o prefeito Adail Filho se apresentou à polícia após ser acusado de envolvimento em um esquema de corrupção responsável pelo desvio de R$ 100 milhões. A ação foi orquestrada pela Operação Patrinus, do Ministério Público. Segundo a investigação, uma organização criminosa com o envolvimento do prefeito desviou recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Irmã do prefeito, a deputada estadual Mayara Pinheiro (PP), que também foi alvo da operação, defendeu Adail. "A aprovação do povo ao seu mandato é prova também de sua probidade e responsabilidade diante da administração", disse, em nota.

Você pode gostar
Comentários