Confederação vai sediar evento sobre o Mercosul

Na pauta, os setores de comércio e serviços do bloco econômico

Por O Dia

-

Rio - Os setores de comércio e de serviços no âmbito do Mercosul, entre outros temas, estarão em debate na 2ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI19), que ocorre hoje, das 10h às 17h30, no auditório da sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que fica na Avenida Geneal Justo 307, 9° andar, no Centro.

Neste ano, o Brasil está na presidência pro-tempore do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul (CCCM). Outro tema de extrema relevância para o bloco econômico que estará na pauta são as negociações comerciais em curso - a exemplo do acordo com a União Europeia (UE) e com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) - e o papel das câmaras de comércio no fortalecimento das relações intrabloco.

Conforme os organizadores, o evento contará com três painéis, que debaterão temas como: conjuntura internacional do Mercosul, negociação brasileira no Mercosul, e oportunidade e desafios empresariais. O quadro de palestrantes será composto pelos negociadores do governo brasileiro, membros do corpo diplomático do bloco e das câmaras de comércio dos países participantes e associados.

"Estarão presentes todas as instituições patronais representativas dos países que compõem o Mercosul. Entendemos que estamos cumprindo mais uma missão, fazendo parte das funções da CNC promover uma boa interlocução entre o Poder constituído e os anseios do empresariado", ressalta o presidente da Confederação, José Roberto Tadros, que vai mediar o encontro.

Presenças

Estão confirmadas as presenças de Jorge Luis Di Fiori, presidente da Câmara de Comércio da Argentina; Peter Thomas Hill Dowd, presidente da Câmara de Comércio de Santiago do Chile; Gustavo Vaneiro, embaixador do Uruguai; Jose Kinn Franco, embaixador da Bolívia; embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, do Ministério das Relações Exteriores; João Luís Rossi, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia; Lic. Ernesto Figueiredo Coronel, presidente da Câmara de Comércio do Paraguai.

Também comparecerão: Jean Pierre Antelo, tesoureiro da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz; Gustavo Cupertino Domingues, do Ministério da Agricultura; Rolando Kempff Bacigalupo, presidente da Câmara de Comércio da Bolívia; Julio César Lestido, presidente da Câmara de Comércio do Uruguai; Ambrosio Bertolotti, secretário permanente do Conselho de Câmaras do Comércio do Mercosul; e Carlos Arecco, diretor da Câmara Argentina de Comércio e Serviços.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários