Caminhão itinerante do Serasa - Divulgação
Caminhão itinerante do SerasaDivulgação
Por Larissa Esposito*

Rio - O crescimento no número de consumidores com contas em atraso tem sido lento, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Mesmo assim, para evitar criar uma bola de neve financeira, de hoje a sábado quem tem dívida em aberto pode aproveitar o caminhão do Serasa Consumidor para tentar negociar o débito com possibilidade de descontos de até 90%.

O atendimento gratuito acontecerá no estacionamento do shopping Nova América, das 8h às 18h. Somente no Município do Rio, conforme a Serasa Experian, 2,4 milhões de pessoas estão inadimplentes. A próxima parada do caminhão será na Baixada, de 29 de outubro a 2 de novembro, no Shopping Nova Iguaçu.

No feirão, a população poderá consultar gratuitamente o CPF, conhecer e entender a pontuação de crédito com o Serasa Score, além de simular ou contratar empréstimos. Para a renegociação, a plataforma Serasa Limpa Nome Online estará disponível com todos os 30 parceiros prontos para atendimento em tempo real via Internet. Entre eles estão as empresas: Ipanema, Itaú, Claro e NET. A negociação será feita em cinco minutos e o consumidor já sai com o boleto de pagamento em mãos, de acordo com Guilherme Casagrande, gerente do Serasa Consumidor. Para efetuar o pedido, o consumidor deve levar documento de identificação.

Quem não conseguir comparecer ao atendimento poderá fazer o processo de renegociação online, de forma gratuita, no site https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/, ou pelo aplicativo Serasa Consumidor. No entanto, de acordo com a empresa Teleco, aproximadamente 55,6% dos brasileiros não têm acesso à internet, sendo assim a negociação presencial a única opção.

Por esse motivo, a campanha do Serasa Itinerante tem como propósito chegar até essas pessoas, segundo Casagrande. "A campanha quer levar a educação financeira e todas as informações possíveis para o consumidor compreender a situação dele", explica.

Resultados positivos

O caminhão, como afirma o gerente, é uma ótima plataforma para negociar e que tem obtido resultados positivos em todas as 37 cidades já visitadas. "De uma forma ou de outra, o importante é ensinar como acompanhar as finanças. É gratificante diariamente ver as pessoas conseguirem descontos e saírem felizes", complementa.

 

Atendimento do Procon Carioca
Publicidade
Os moradores do Engenho da Rainha e de São Cristóvão também terão atendimento presencial para tentar renegociar dívidas ou registrar queixas contra empresas. O serviço será feito pelo Procon Carioca até quinta-feira, das 10 Às 16h.
No Engenho da Rainha, a equipe estará na Estrada Ademar Bebiano, 3.994, em frente ao Supermercado Guanabara. Já em São Cristóvão, será no Campo de São Cristóvão, 87, em frente à Feira de São Cristóvão. As possibilidades de desconto variam de cada empresa, mas podem variar entre 80% a 90%.
Publicidade
Para o atendimento, é necessário apresentar identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante da compra do produto ou do serviço contratado, como boleto, nota fiscal ou recibo.
O órgão municipal informou ao DIA que semana que vem o atendimento será em Vigário Geral. Já o próximo mutirão está previsto para acontecer no mês de dezembro.
Publicidade
Negociações na Baixada
Publicidade
As oportunidades para negociar dívidas não ocorrem apenas no Município do Rio de Janeiro. Até quinta-feira, em São João de Meriti, a Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Alerj estará com o Ônibus do Consumidor. O local do atendimento é no Jardim Metrópole, ao lado do Batalhão, das 9h às 17h.
Para qualquer dúvida ou reclamação, a pessoa pode acessar o site www.cdcrj.com.br ou ligar para os telefones 0800 282 7060 ou (21) 99854-7060.
Publicidade
"Quando for negociar, acorde os valores que cabem no seu bolso e considere a possibilidade de utilizar o FGTS. No caso de pagamento à vista, busque descontos junto à empresa de renegociação", aconselha Roberto Góis, diretor de novos negócios da empresa Acordo Certo.
Você pode gostar
Comentários