Rio - O crescimento no número de consumidores com contas em atraso tem sido lento, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Mesmo assim, para evitar criar uma bola de neve financeira, de hoje a sábado quem tem dívida em aberto pode aproveitar o caminhão do Serasa Consumidor para tentar negociar o débito com possibilidade de descontos de até 90%.
O atendimento gratuito acontecerá no estacionamento do shopping Nova América, das 8h às 18h. Somente no Município do Rio, conforme a Serasa Experian, 2,4 milhões de pessoas estão inadimplentes. A próxima parada do caminhão será na Baixada, de 29 de outubro a 2 de novembro, no Shopping Nova Iguaçu.
No feirão, a população poderá consultar gratuitamente o CPF, conhecer e entender a pontuação de crédito com o Serasa Score, além de simular ou contratar empréstimos. Para a renegociação, a plataforma Serasa Limpa Nome Online estará disponível com todos os 30 parceiros prontos para atendimento em tempo real via Internet. Entre eles estão as empresas: Ipanema, Itaú, Claro e NET. A negociação será feita em cinco minutos e o consumidor já sai com o boleto de pagamento em mãos, de acordo com Guilherme Casagrande, gerente do Serasa Consumidor. Para efetuar o pedido, o consumidor deve levar documento de identificação.
Quem não conseguir comparecer ao atendimento poderá fazer o processo de renegociação online, de forma gratuita, no site https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/, ou pelo aplicativo Serasa Consumidor. No entanto, de acordo com a empresa Teleco, aproximadamente 55,6% dos brasileiros não têm acesso à internet, sendo assim a negociação presencial a única opção.
Por esse motivo, a campanha do Serasa Itinerante tem como propósito chegar até essas pessoas, segundo Casagrande. "A campanha quer levar a educação financeira e todas as informações possíveis para o consumidor compreender a situação dele", explica.
Resultados positivos
O caminhão, como afirma o gerente, é uma ótima plataforma para negociar e que tem obtido resultados positivos em todas as 37 cidades já visitadas. "De uma forma ou de outra, o importante é ensinar como acompanhar as finanças. É gratificante diariamente ver as pessoas conseguirem descontos e saírem felizes", complementa.