Imposto não estaria sendo repassado ao município desde 1997 - Reprodução
Imposto não estaria sendo repassado ao município desde 1997Reprodução
Por MARTHA IMENES
Com o crescimento da pandemia de coronavírus muitas medidas precisam ser tomadas para evitar a propagação do vírus, além de lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool gel 70%. Entre elas está a higienização de objetos de uso pessoal, como o inseparável celular, bolsas, calçados, documentos, e até cartões de banco e dinheiro. Todos precisam de atenção especial na hora da limpeza e da utilização. Estudos apontam que o coronavírus pode persistir por algumas horas ou até dias. Isso pode variar, por exemplo, conforme o tipo de superfície, temperatura ou umidade do ambiente. Portanto, a orientação de especialistas para evitar contaminação é, após usar esses objetos, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70% e evitar tocar nos olhos, boca ou nariz. Principalmente após manusear dinheiro. 

O infectologista Edimilson Migowski fez um alerta para limpar os objetos: "Superfícies e bolsas, celulares, por exemplo, não podem ser higienizados com álcool gel, pode 'grudar' sujeira. Nestes casos o álcool 70% é o mais recomendado", orienta Migowski.

“Não importa se o meio de pagamento é cartão ou dinheiro, o que importa é higienizar as mãos. Como não ficamos o tempo todo com eles nas mãos, ao pegar nessas coisas e em tudo que a gente compartilha, como canetas, higienize as mãos”, explicou à Agência Brasil a infectologista Eliana Bicudo, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Nos supermercados
Mesmo com a recomendação do Ministério da Saúde de manter o isolamento social, algumas pessoas ainda precisam frequentar mercados e farmácias em busca de itens essenciais ou mesmo estabelecimentos de saúde, como os idosos, por exemplo. É importante destacar, que os mais velhos são mais suscetíveis ao óbito por causa da Covid-19, mas a doença atinge - e mata - em todas as idades.

A recomendação para quem precisa sair de casa é a de manter o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas, evitar aglomerações, nada de abraços, beijos, ou apertos de mão. A SBI explica que, como não se sabe o papel da pessoa sem sintomas na cadeia de transmissão, é recomendável não apertar as mãos.

"Pode fazer seu supermercado, suas compras, tocar nos objetos, mas ficar atento para não levar as mãos à boca. Assim que acabar, higienize as mãos dentro do possível, sempre que puder", diz a infectologista.

Confira as recomendações de pesquisadores da UFRJ
Publicidade
- Cabelos, unhas e barba
É importante lavar os cabelos, aparar e limpar a barba ao voltar para casa. As unhas também precisam estar limpas e curtas. As postiças não são recomendadas.
- Roupas
Troque de roupa ao chegar da rua e lave as peças. Se precisar reutilizar, deixe separada em local apropriado, como no banheiro. É importante não misturar as roupas de sair com as de casa dentro do armário.

- Sapatos
Separe um par de sapatos somente para sair de casa. Quando voltar, coloque-o do lado de fora ou dentro de uma caixa próxima à entrada. O ideal é não circular dentro de casa com os sapatos vindos da rua.

- Óculos e adornos
Quando chegar em casa, lave os óculos sempre com água e sabão. Evite usar adornos na mão, como pulseiras e anéis, pois dificultam a higienização.

- Carteira e chaves
Tenha um local separado para deixar a carteira assim que chegar da rua, caso tenha que sair. Quanto às chaves, é fundamental lavá-las bem com água e sabão, ou utilizar álcool 70%. Também é importante ter um local separado para elas.

- Dinheiro e cartões
Separe um lugar para o dinheiro fora do alcance das crianças, dentro de uma caixa ou bandeja, por exemplo, para que não circule pela casa. Depois de usar, lave as mãos com água e sabão, ou passe álcool gel de 70%. Cartões de crédito ou débito e cartões de plástico, de um modo geral, devem ser limpos preferencialmente com álcool 70% após serem utilizados.

- Celular
Se puder, enrole o celular com filme PVC de cozinha e retire quando chegar em casa. Caso não seja possível, limpe com álcool 70%.

- Maçanetas
É preciso limpar as maçanetas e corrimãos diariamente com água e sabão, álcool 70% ou desinfetante.

- Entregas
Se receber pacotes de remédios ou comida, é preciso limpar as embalagens com álcool 70% antes de armazenar. Na falta dele, utilize água e sabão.

- Frutas e legumes
As frutas e legumes com casa devem ser lavados com água e sabão antes de descascar.
Publicidade
Campanha contra o uso de papel moeda
André Fernandes, da Agência de Notícias da Favela, faz campanha para reduzir a circulação de papel moeda para conter a disseminação do coronavírus
André Fernandes, da Agência de Notícias da Favela, faz campanha para reduzir a circulação de papel moeda para conter a disseminação do coronavírusDivulgação
O alerta feito em relação à contaminação via dinheiro já foi feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselhou “que as pessoas lavem suas mãos após o manuseio das notas e evitem levar as mãos ao rosto e, quando possível, usar meios de pagamento sem contato”.

Preocupada com a contaminação por meio do dinheiro, a Agência de Notícias das Favelas (ANF) lançou uma campanha para tirar o papel moeda de circulação das periferias antes que milhões de pessoas sejam infectadas. Em entrevista ao O DIA, André Fernandes, diretor da ANF, avalia que estamos vivendo uma guerra e prega que união e estratégia caminhem juntas para evitar a morte de milhões de pessoas. "O governo liberou auxílio emergencial, serão R$ 88 bilhões em circulação. Imagine cada um tirando o dinheiro. Olha o risco que as pessoas estão correndo", adverte Fernandes.

Uma das saídas segundo ele, seria a utilização do "dinheiro no celular". Hoje, existem vários aplicativos e bancos que já conseguem, de forma simples e prática, sem muita burocracia, disponibilizar para os cidadãos uma maneira mais limpa e segura de pagar, receber e fazer transferências usando somente o celular, sem tocar, inclusive, em cartões e maquininhas para digitar senha. "No Pag Seguro e no Iti, por exemplo, é possível fazer o cadastramento pelo próprio celular, sem muita complicação", acrescenta.