Empresas reinventam a páscoa

Buscando driblar a pandemia, descontos e entrega em domicílio podem ser saída para vender mais

Por Letícia Moura e Maria Clara Matturo*

Ovos de Páscoa produzidos artesanalmente: venda online e entrega em domicílio
Ovos de Páscoa produzidos artesanalmente: venda online e entrega em domicílio -
A Páscoa deste ano vai ser diferente das anteriores por causa das medidas de isolamento social para frear o avanço do coronavírus. No entanto, lojas e supermercados estão com descontos para permitir que o chocolate adoce a celebração em meio às angústias da pandemia. Para o cliente não precisar sair de casa, os estabelecimentos também estão com entrega em domicílio. No pior resultado da história do comércio, segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o SindilojasRio, as vendas do varejo carioca registraram queda de 85% em março, quando as lojas estiveram abertas por cerca de 15 dias.
Pequenos produtores foram prejudicados na hora de adquirir os insumos, mas tem conseguido um bom número de vendas. Maria Clara Brodbeck, de 22 anos, é proprietária da "Hm Gateau" e explicou: "as pessoas têm preferido comprar de pessoas para não precisarem sair de casa, quando divulguei nas minhas redes que faria as entregas de carro, para evitar a minha contaminação e do meu cliente, incentivou bastante o número de encomendas".
Já para Thaynara Medeiros, proprietária da "Tem Bolo", o número de vendas tem sido bem menores do que ela esperava: "estava com expectativas bem altas, me preparei para a páscoa desde janeiro", declarou. Como alternativa, Thaynara conta que apostou na "entrega grátis para incentivar as pessoas a comprarem de casa". Além de incentivar a campanha "#páscoaatéjunho" junto com outras confeiteiras, para evitar a perda dos materiais.
Descontos 
A loja de chocolates Lindt está com entregas pelo aplicativo Rappi e todos os produtos de Páscoa estão com 30% de desconto. Na Kopenhagen, todos os itens de Páscoa também estão com 30% de desconto, e podem ser adquiridos pelos apps de entregas Rappi, UberEats e IFood. Já na Chocolates Brasil Cacau, a promoção é para produtos de mesmo valor: leve três itens de Páscoa e pague apenas dois.
No e-commerce do hipermercado Extra, a seleção de bacalhaus, azeites e ovos de Páscoa estão com 50% OFF na segunda unidade. O SuperPrix está com promoção nos ovos para quem compra online até domingo. O ovo Lacta Bis Oreo (240g) estava R$34,90 e sai por R$31,90 no site. 

Franquias devem se adaptar

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), que é responsável pela representação social e inteligência das franquias do Brasil, tem procurado alternativas para driblar o isolamento social e alavancar as vendas nesta páscoa. "Esse momento já está nos exercitando para o mercado pós-pandemia. Os franqueadores vão repensar sua maneira de trazer novos investidores, devem apresentar preços mais baixos e condições mais fáceis para que a marca continua crescendo", informou Beto Filho, presidente da ABF no Rio.

Beto também reforçou que a pandemia só acelerou um novo mercado que já estava em andamento, de vendas mais próximas e intimistas. "Vai se destacar quem vender de maneira mais direta e econômica, entregando em casa e intensificando as vendas onlines. Não vai dar o mesmo resultado, mas vai ajudar o mercado a não parar. Algumas franquias por exemplo, tem comissionado seus vendedores para fazer entregas na sua região de venda, a saída é inovação" concluiu o presidente.
*Estagiárias sob supervisão de Bete Nogueira

Comentários