Por Marina Cardoso

O governo federal começa a pagar hoje a renda básica emergencial de R$ 600 para os trabalhadores informais prejudicados pela crise provocada pelo novo coronavírus. Segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com conta na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil serão os primeiros a receber o auxílio. Também está previsto o lançamento do aplicativo para os trabalhadores sem cadastro nos programas sociais inserirem seus dados e se candidatarem a receber a renda básica. 

De acordo com Lorenzoni, os trabalhadores receberão o dinheiro direto na conta. Para tanto, a Dataprev realiza a extração do cadastro de quem pode receber o auxílio e repassa as informações para a Caixa Econômica Federal. Dessa forma, a instituição estará apta a iniciar os pagamentos. "A Dataprev e a Caixa têm feito um trabalho em conjunto para garantir um pagamento que possa dar segurança", disse o ministro.

Já os trabalhadores informais inscritos no CadÚnico que não são correntistas de nenhum dos dois bancos devem começar a receber a partir desta quarta-feira. "Depois do pagamento efetuado pelos dois bancos, a gente começa a distribuir para o resto da rede bancária", afirmou o Lorenzoni.

Entretanto, ontem na habitual entrevista coletiva feita no Palácio do Planalto, o governo não apresentou nenhuma informação sobre o pagamento da renda básica emergencial. A informação foi a de que o período deve ser conhecido "em breve". "O Ministério da Cidadania e a Caixa estão trabalhando no calendário. Esperamos ter uma notícia em breve sobre isso", afirmou Sergio José Pereira, secretário-executivo da Casa Civil. 

Aplicativo pode ser lançado hoje
Publicidade
Para hoje também há a expectativa do lançamento do aplicativo para mapear os trabalhadores informais sem qualquer tipo de cadastro. Segundo Lorenzoni, o governo federal quer colocar a ferramenta no ar para rodar os dados dentro de 24 horas e começar os pagamentos já nesta quarta-feira.
A partir da identificação, os bancos públicos federais poderão realizar os pagamentos a quem tem o direito. Na semana passada, o ministro da Cidadania disse que seria preciso pelo menos 48 horas para fazer essa operação. 
Publicidade
No caso dos beneficiários do Bolsa Família, o pagamento será realizado automaticamente. Eles começam a receber a partir do dia 16 deste mês, conforme o calendário regular do programa. As pessoas que ganham abaixo dos R$ 600 passarão a ter direito ao benefício mais alto.
Você pode gostar
Comentários