Trabalhadores enfrentam problemas para dar entrada no seguro-desemprego, após o fechamento dos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine), devido a medidas para conter o coronavírus. O órgão recebe as solicitações do benefício. Atualmente, o cadastro deve ser feito totalmente online e, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, "não há necessidade de qualquer ato presencial por parte do trabalhador que busca o benefício". No entanto, não é o que parece para algumas pessoas que foram demitidas recentemente e estão tendo problemas para utilizar o sistema há mais de um mês.
Como é o caso de Marco de Abreu, 44 anos, que trabalhava como agente comunitário de Saúde. Ele contou a ODIA que após todo o processo inicial de cadastro, o sistema acusou divergência entre dados do CPF e informações armazenadas pelo Ministério do Trabalho. "Depois de muito custo, consegui ligar para o 158, quando me orientaram a comparecer em um posto de atendimento. Depois de diversas tentativas agendei para a última terça-feira, quando cheguei lá me deparei com o posto fechado, assim como estão todos os outros", explicou. Ele relata que muitos outros enfrentam o problema: "Além de mim, existem alguns outros colegas que estão com o mesmo caso pendente".
A professora Vanessa Araújo, de 37 anos, também passa por situação parecida: "Fiz todo o processo pelo aplicativo, pois meu filho estava internado então não tinha como ir a um posto. Desde então, aparece mensagem de que meu nome e data de nascimento estão incorretos. Já liguei diversas vezes para o 158, repeti o problema em todas elas e ninguém resolve, abriram chamado e até hoje não tenho resposta", reclama.
Em resposta, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho não comentou sobre os casos citados na reportagem e reforçou que “os atendimentos da Secretaria de Trabalho estão sendo feitos por meio digital”.