Facebook informou que as mensagens conectarão as pessoas aos mitos sobre a Covid-19, além de remover da plataforma as mensagens falsas - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Facebook informou que as mensagens conectarão as pessoas aos mitos sobre a Covid-19, além de remover da plataforma as mensagens falsasMarcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Marina Cardoso

Rio - O Facebook anunciou uma medida para evitar o compartilhamento de informações falsas do novo coronavírus (Covid-19). Usuários que interagirem, como comentários e curtidas, com postagens com boatos sobre a pandemia serão notificados. 

Em nota, o Facebook informou que as mensagens conectarão as pessoas aos mitos sobre a Covid-19, além de remover da plataforma as mensagens falsas. "Queremos permitir que as pessoas que interagiram com esses conteúdos saibam a verdade de uma fonte autorizada e estejam avisadas caso vejam ou escutem essas alegações novamente fora do Facebook", afirma a empresa, em comunidade.

De acordo com a rede, as pessoas começarão a ver essas mensagens nas próximas semanas. 

Para apoiar ainda mais o trabalho de parceiros de verificação de fatos durante esse período, recentemente a empresa anunciou também a primeira rodada de apoio do nosso programa de US$ 1 milhão em parceria com a International Fact-Checking Network (IFCN).

"Investimos em 13 organizações de verificação de fatos em todo o mundo para apoiar projetos no Brasil, Itália, Espanha, Colômbia, Índia, República do Congo e outros países. Anunciaremos outros beneficiários nas próximas semanas", informou a empresa. 

Uma vez que um conteúdo é classificado como falso pelos verificadores de fatos, o Facebook reduz sua distribuição e exibe marcações de aviso com mais contexto. Com base em uma verificação de fatos, eles podem iniciar métodos de detecção para identificar conteúdos similares.

"Durante março, exibimos avisos sobre cerca de 40 milhões de postagens no Facebook, com base em cerca de 4 mil conteúdos checados por parceiros independentes de verificação de fatos. Quando pessoas veem marcações de aviso, em cerca de 95% das vezes não vão conferir o conteúdo original", finalizou a empresa.

 

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