No Shopping Plaza Niterói, consumidor retira presente no estacionamento para Dia dos Namorados - Divulgação
No Shopping Plaza Niterói, consumidor retira presente no estacionamento para Dia dos NamoradosDivulgação
Por Marina Cardoso

Rio - Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a comemoração de Dia das Mães será com celebração à distância. Para quem vai presentear as mães, as compras online com entregas em domicílio se tornaram uma opção na segunda data mais importante do comércio. Mas além disso, o comércio, entre eles os shoppings, também investiu na modalidade de drive thru.

É o caso de lojas do NorteShopping, Shopping Tijuca e Plaza Niterói que, além de disponibilizar delivery, há promoções para a retirada das compras por uma opção de drive thru. As vendas ocorrem pela plataforma de e-commerce e aplicativos da marca, e a lista de lojas participantes está disponível nas redes sociais dos shoppings. O cliente pode pagar pagar antecipado ou efetuar na entrega. O funcionamento é das 12h às 20h.

Além desses, o Caxias Shopping, Shopping Grande Rio e Carioca Shopping também estão com opção drive thru, além do delivery. Para comprar o presente, basta acessa o site de um dos shoppings, com entrega agendada para preservar distâncias mínimas. Os links são os seguintes: cariocashopping.com.br/compra-online/, caxiasshopping.com.br/compra-online/ e shoppinggranderio.com.br/compra-online/.

Os Shoppings Boulevard, Botafogo Praia, Downtown, Madureira, Nova América, Nova Iguaçu e Rio Design Barra também aderiram ao modelo de venda. A campanha será até o dia 9 de maio e reunirá as marcas presentes nos shoppings. Mas segundo a empresa a administradora Ancar Ivanhoe, o serviço passará a ser permanente, como forma de apoio aos lojistas e à digitalização das vendas. No Dia das Mães, o drive thru vai funcionar diariamente de 12h às 20h para todas as lojas dos shoppings. Até o dia 9, o estacionamento estará com o período de carência prolongado de até 3h.

Para efetuar a compra, basta entrar em contato diretamente com as marcas utilizando os canais de comunicação oficiais das lojas, selecionar os produtos e agendar a retirada que ficará disponível para retirada em uma estrutura montada especificamente para esse serviço.
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Segundo a empresa, antes de serem entregues ao consumidor, todos os produtos são rigorosamente higienizados pelo vendedor, que efetuará a entrega utilizando máscara de proteção e luvas. Já a entrega de produtos de grande porte, como refrigeradores e televisores, será realizada nas docas de cada loja, em horário previamente combinado com a loja.
 
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Baixa na vendas no período
Mesmo com essas iniciativas, o Instituto Fecomércio RJ mostra que haverá redução na segunda data mais importante para o comércio no ano. O gasto médio com presentes que foi R$ 155,9 no ano passado passou para R$ 143,6 este ano. Assim como a queda no gasto, o número de consumidores que vão presentear também diminuiu de 10,2 milhões (2019) para 7,1 milhões (2020). Mas volume de compras no comércio deve movimentar R$ 1 bilhão na economia do estado.
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O economista do Ibmec Gilberto Braga considera que esse é o pior Dia das Mães da década. “Existem alguns comportamentos que já conseguimos detectar. O primeiro deles é que as vendas vão cair vertiginosamente, em torno de 30%, neste ano em comparação ao ano passado. A média de queda seria ao redor de R$ 120, no Brasil”, explica ele.
 
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Cuidados na hora da compra
Na hora da compra, assim como todas as outras, os consumidores precisam tomar alguns cuidados e prestar atenção nos seus direitos. De acordo com a advogada especializada em direito do consumidor Soraya Salomão, ainda não houve uma alteração de lei e nem uma medida provisória a respeito do direito do consumidor.
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"Inicialmente, o que vale é o que já está previsto no Código do Direito do Consumidor, em condições normais. Uma compra realizada fora do espaço físico da loja, tem o direito do arrependimento até 7 dias e todos aqueles produtos que venham a ter defeito tem até 90 dias para troca. São direitos que continuam recorrentes", explica ela.
O que muitas lojas têm feito no período da pandemia é estender o prazo de troca presencial, de 30 a 60 dias. "Isso não é uma determinação legal, tem sido algo que as lojas estão vendo há necessidade uma necessidade para validar o interesse do cliente de comprar", afirma Soraya.
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Com a pandemia, a advogada sugere redobrar a atenção para verificar se a loja está com alguma política de troca diferenciada. Caso ao contrário, as lojas só tem obrigação de fazer troca de mercadoria se tiver defeito e dentro do prazo de 90 dias da compra.
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