Edson Soares, 36 anos, aguarda o recebimento do auxílio - Cléber Mendes
Edson Soares, 36 anos, aguarda o recebimento do auxílioCléber Mendes
Por Marina Cardoso
Rio - A saga para o serralheiro Edson Soares, 36 anos, e Cléber Leite, 50, que está desempregado, parece não ter fim. Os dois tentam receber os R$600 do auxílio emergencial prometido pelo governo federal aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados. Enquanto Cléber já dormiu em frente à agência de Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, Edson chegou às 3h da manhã da noite passada para conseguir entrar no banco e receber informações de quando o dinheiro cairá na conta. Os dois fazem parte de um universo de trabalhadores que estão à espera do benefício. O Ministério Público Federal (MPF) ganhou liminar na Justiça que determinar a União esclareça e resolva as dificuldades enfrentadas para o recebimento da renda básica.

Na semana que vem será liberada a segunda parcela do auxílio e parceria com os Correios deve ser anunciada. O calendário será anunciado hoje.

"É notória a existência de graves problemas na sistemática de pagamento do benefício", pontuou a decisão da Justiça.

A União deve comprovar a existência de cronograma de pagamento, com a forma de efetivação, além de informar como se dará a implantação e execução do sistema simplificado para quem não dispõe de acesso a sistemas digitais e nem faz parte do CadÚnico. Enquanto isso não ocorre, Edson aguarda. "Disse que não sei como mexer na ferramenta, por isso procurei agência para ajuda e saber como faço para receber. Tenho me virado com serviço pequeno, pois preciso comprar comida".

No caso de Cléber, funcionários da Caixa disseram que ele deve esperar para receber até a próxima terça-feira. "Consta como aprovado, mas o dinheiro não cai. Catei umas latinhas para vender e trazer dinheiro para casa", revelou.

Procuradas pelo O DIA sobre a liminar da Justiça, a Caixa Econômica e Advocacia-Geral da União (AGU) não retornaram.
Governo cria novo site para acompanhar solicitação
Publicidade
Para os trabalhadores que estão no processo para receber o auxílio emergencial, o Ministério da Cidadania e Dataprev lançaram um novo site com função exclusiva de acompanhar o andamento da solicitação, sem excluir as demais ferramentas. Enquanto a página disponibilizada pela Caixa Econômica envia um código de SMS para o celular do trabalhador, a nova ferramenta exige apenas dados mais básicos. Isso porque para fazer a consulta, a pessoa precisa fornecer seu nome completo, o nome da mãe e o CPF. 
O novo site do auxílio permite verificar todos os detalhes do cadastro, incluindo o envio dos dados para a Dataprev, os resultados de análises, datas de recebimento e, caso, o seu benefício ainda não tenha sido aprovado, dá para checar qual foi o motivo da resposta negativa.
Publicidade
Também é possível alternar entre cadastros, se o cidadão fez mais de um preenchimento, seja qual tenha sido a razão. Para verificar as informações, os links de acesso são: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br.