Vereador foi preso acusado fraude na negociação de 200 respiradores - Divulgação
Vereador foi preso acusado fraude na negociação de 200 respiradoresDivulgação
Por

O presidente da Câmara de Vereadores de São João de Meriti, Davi Perini Vermelho, foi preso, ontem de manhã, durante a Operação Oxigênio, da Polícia Civil, que investiga a venda irregular de respiradores para o estado de Santa Catarina. A ação era para cumprir três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, e contou com a participação do Ministério Público de Santa Catarina, do TCE e da Polícia Civil catarinense. Os crimes investigados são de peculato e corrupção passiva.

O Departamento de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro descobriu fraude na negociação de 200 respiradores que tiveram contratos superfaturados, no valor de R$ 33 milhões, pagos antecipados pelo governo catarinense. Conforme a especializada, os equipamentos foram vendidos pela VeigaMed, sediada em Nilópolis de forma irregular, sem licitação emergencial.

Vermelho foi identificado nas investigações como comprador da empresa VeigaMed. Além dele, foi preso o advogado Cesar Augustus Martinez Thomaz Braga, que teria firmado documentos de diretor jurídico do grupo.

O escritório de advocacia em que Augustus atua foi alvo de busca e apreensão, com a presença de representante legal da OAB/RJ. Os mandados foram cumpridos no Centro do Rio, Leblon, Barra da Tijuca, Vargem Pequena, Petrópolis. Ainda está foragido, o procurador da VeigaMed, Pedro Nascimento Araújo.

Procurada por O DIA, a defesa do vereador afirmou que ele não tem relação com a compra dos respiradores e que está tenta cópia da decisão da prisão, para combatê-la com habeas corpus até segunda-feira. O advogado Silva Neto declarou ter estranhado a prisão já que o cliente colabora com a Justiça e não apresenta risco às investigações ou ameaça de fuga. O DIA tentou contato com a empresa e a defesa de outros investigados mas não teve retorno.

Você pode gostar
Comentários