O selo autoriza a comercialização de produtos de origem animal, como carnes, lácteos e o mel, por exemplo - Vinícius Ferreira
O selo autoriza a comercialização de produtos de origem animal, como carnes, lácteos e o mel, por exemploVinícius Ferreira
Por O Dia
Rio - O Estado do Rio de Janeiro recebeu, nesta terça-feira, a certificação do Ministério da Agricultura de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O selo autoriza a comercialização de produtos de origem animal, como carnes, lácteos e o mel, por exemplo, em outras unidades da federação, ampliando as opções de venda para os produtores.
De acordo com o Governo do Estado, a expectativa, após a obtenção da certificação, é que com o incentivo os produtores tenham mais lucro e aumentem a produção, além de colocar o Estado do Rio de Janeiro em um cenário nacional.
Publicidade
"A adesão representa um avanço importante para o Estado e para todo o setor agropecuário. Certamente aumentará a competitividade da produção, o aumento do valor agregado dos produtos e, principalmente, o desenvolvimento do setor", disse o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
Ainda segundo o governo, a obtenção do selo se deu através da comprovação, por parte do estado, de que possui condições de avaliar a qualidade e a procedência dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura. Com nova normativa, as agroindústrias que estejam em condições para atender as diretrizes poderão solicitar a adesão e comercializar seus produtos para fora do estado.