ILUSTRA FINANCIAMENTO - ARTE O DIA
ILUSTRA FINANCIAMENTOARTE O DIA
Por Marina Cardoso
Brasil - O isolamento social motivado pela pandemia do coronavírus tem trazido uma série de desafios para os micros e pequenos empresários. Em uma luta para não fechar as portas, os pequenos empresários tentam se reinventar e conseguir créditos para manter o negócio. Neste cenário, há bancos e empresas
que apostam em iniciativas para ajudá-los. Segundo levantamento do Sebrae, o número de empresários que procuraram crédito chegou a 39,1% no Estado do Rio. Desses que tentaram, apenas 6,4% conseguiram empréstimo, 20,5% aguardam resposta e 73,1% não conseguiram crédito.
É o caso de Victor Garrido, 28 anos, que tem um negócio em Ramos, na Zona Norte, há cerca de dez anos. A loja de água, gás e gelo emprega quatro funcionários de carteira assinada e um freelancer. “Tem sido período bem diferente. Muitas empresas que compravam em quantidade levam bem menos e outras nada. Ainda há a demora para pagar as que são faturada mensalmente”, diz. 
Publicidade
Por conta disso, Garrido busca crédito para manter o negócio e arcar com as despesas de aluguel, luz, funcionários e também de obra que fez no local.
Victor Garrido tenta crédito para manter loja funcionando - Arquivo pessoal
Publicidade
OPÇÕES DE CRÉDITOS
Na última terça-feira, a Caixa Econômica Federal lançou a linha de crédito do Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A modalidade oferece empréstimos de até 30% da receita anual registrada em 2019. As contratações devem ser feitas em até três meses a partir de 18 de maio, com prazo prorrogado por mais três meses. Para contratar, os clientes devem acessar o site www.caixa.gov.br/pronampe, preencher o formulário de interesse ao crédito que um gerente da região entrará em contato por telefone.
Publicidade
Outras iniciativas são dos bancos Itaú, com o Programa Travessia, que já atendeu mais de 150 mil empresas e no Rio o segmento de turismo teve maior adesão, e do Santander. Os dois oferecem prorrogação de prazos de financiamento e linhas de microcrédito. No Rio, houve desembolso de mais de R$ 41 milhões, atendendo a mais de 1.350 clientes.
Outras iniciativas para obter crédito
Publicidade
Além do crédito da Caixa, o banco fechou uma parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e ABF Seccional Rio para facilitar o acesso ao crédito para essas empresas. Segundo um estudo da ABF, as redes de franquia associadas à entidade têm uma demanda de crédito de cerca de R$ 3,7 bilhões. Em relação aos franqueados, a ABF estima que a demanda média de crédito seja de cerca de R$ 93 mil por unidade franqueada.
Uma outra iniciativa de concessão de crédito é da Americanas, com a novidade do Crédito Flex. O comerciante parceiro pode optar por pagar as prestações do financiamento obtido com a companhia com um percentual do repasse que tem a receber por suas vendas. 
Publicidade
Assim, o valor das parcelas será flexível, ou seja, vai variar conforme o valor que o lojista terá para receber por suas vendas. A quitação das parcelas pode ocorrer em até 24 prestações.
Além disso, fora do crédito, há a campanha “Entrega na Vizinhança”, em que os lojistas se cadastram gratuitamente para realizar a venda online pelo site ou app da marca e entregam o pedido no mesmo dia da compra aos seus clientes.
Publicidade
O objetivo do serviço é beneficiar diretamente os empreendedores de micro e pequeno porte, que poderão fazer entregas na vizinhança onde está localizada sua loja e, com isso, fidelizar os clientes.
No “Entrega na Vizinhança”, os pedidos podem ser enviados para a casa dos consumidores - a  um raio de até cinco quilômetros do estabelecimento - utilizando o serviço de entrega rápida veiculado à Americanas. Outra opção é que o lojista faça as entregas pessoalmente ou usando entregadores próprios em uma distância de até dois quilômetros, sempre com frete grátis.
Publicidade
Ferramenta para doações
Para ajudar as PMEs, o Google disponibilizou links para que empresas recebam doações e ofereçam vales-presentes diretamente na busca. O recurso é reflexo de um desejo das pessoas em ajudar as micros neste momento, já que desde o início da pandemia o interesse de busca no termo “como ajudar” subiu 27% ante fevereiro no Brasil.
Publicidade
Por meio de seus perfis no Google Meu Negócio, os empreendedores poderão adicionar um link para doações, um de venda de vale-presente ou ambos em seus perfis. Além disso, é possível publicar uma mensagem, informando aos clientes como a renda arrecadada será usada.
Para o lançamento da ferramenta, o Google fechou parceria com o PayPal , que ajudará no trâmite das doações, assim como SumUp, Beleza Amiga, Abacashi e PagPerto para os vales-presentes.