Para Viviane Peres, diretora da Fenasps, a abertura das agências colocaria em risco a saúde de servidores e de segurados do instituto. "O público do INSS é, em sua maioria, formado por idosos, doentes, deficientes e gestantes, todos de grupo de risco", diz Viviane.
"Faltam equipamentos de segurança nas agências e a curva de contaminação pelo coronavírus em diversas regiões do país está se ampliando, a categoria do seguro social deliberou em várias regiões e na plenária nacional indicativo de greve sanitária, em proteção as vidas dos servidores e do conjunto da população", advertiu.
A Fenasps informou que outras reivindicações ainda estão na mesa de negociações com o INSS, entre elas a manutenção do trabalho remoto emergencial como medida necessária em defesa da vida dos servidores; concessão automática dos benefícios de forma emergencial, com o seu valor integral; suspensão das metas durante o período da emergência sanitária; e retorno ao trabalho presencial nas agências apenas após a redução da curva de contágio em nível nacional, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e condições de trabalho adequadas.
Portaria foi publicada no Diário Oficial
Após reuniões e ofícios enviados aos ministérios da Economia, Público Federal e do Trabalho, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o INSS publicaram a portaria 27 adiando o retorno gradual e seguro do atendimento presencial para o dia 3 de agosto. Segundo o plano de ação da secretaria e do instituto, poucas agências cumpririam os requisitos estabelecidos até a data prevista de 13 de julho. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A portaria definiu ainda que o atendimento por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 31 de julho e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências. Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos, o Meu INSS e o Central 135.
Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como, por exemplo, realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.
Segundo o Ministério da Economia, a reabertura gradual irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura, continuarão em regime de plantão reduzido. Segundo a autarquia, será disponibilizado um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das APS, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.