Operação contra sonegadores de impostos no setor tabagista - Divulgação
Operação contra sonegadores de impostos no setor tabagistaDivulgação
Por O Dia
A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) realizou nesta semana a Operação Pulmão Limpo III. A ação teve o objetivo de fiscalizar empresas do setor de cigarros para combater fraude fiscal que causou prejuízo estimado aos cofres estaduais de R$ 50 milhões desde 2018.
Os Auditores Fiscais da Receita Estadual vistoriaram 51 empresas fornecedoras de mercadoria tabagista que, em fiscalizações anteriores, foram flagradas transportando produtos com irregularidades na documentação fiscal.
Publicidade
Durante a ação, os Auditores verificaram se as informações fornecidas pelos contribuintes ao Fisco estavam de acordo com a situação real da empresa. Confirmada a simulação, omissão ou fraude nas informações prestadas, a empresa é autuada e tem a sua Inscrição Estadual cancelada.
“A Secretaria de Estado de Fazenda tem intensificado as operações fiscais em todo o estado para coibir qualquer tipo de sonegação. E o setor tabagista tem recebido uma atenção especial da Receita em função do grande histórico de irregularidades”, disse o Superintendente de Fiscalização da Sefaz-RJ, Rodrigo Aguieiras.
Publicidade
Além da operação Pulmão Limpo, a Receita Estadual mantém as inspeções nos postos fiscais e realiza ações volantes nas principais rodovias do estado. As empresas identificadas com irregularidades são autuadas e submetidas a ações de auditoria e representações fiscais para fins penais.