Governador Cláudio Castro e secretário de Trabalho e Renda, Patrique Welber, lançam aplicativo Mais Trabalho RJ para promover empregabilidade no Estado do RioCarlos Magno

Rio - O governador Cláudio Castro lançou, nesta terça-feira, 14, um aplicativo de busca e oferta de emprego no Estado do Rio. Chamada de Mais Trabalho RJ, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab-RJ), a ferramenta pretende encurtar as distâncias entre quem procura uma oportunidade de trabalho e quem oferece vagas no estado fluminense. 
Em duas versões, uma que atende ao empregador e outra voltada para o trabalhador. O aplicativo já está disponível nas plataformas IOS e Android.
"O que a gente mais busca é a dignidade das pessoas. Por isso, a gente investe nessa ferramenta para promover a empregabilidade. O maior programa social é o emprego. Um aplicativo como esse gera a possibilidade de encontro entre empresas e trabalhador, além das empresas voltarem a acreditar no estado e usarem uma ferramenta estatal", afirmou o governador do Rio. 
Castro complementou que a medida vai evitar grandes filas de emprego no estado do Rio. "Além disso, esse aplicativo tira essa questão das grandes filas nos postos Sine. Queremos mostrar aos empreendedores que medidas como esta vão levar até eles profissionais competentes, e também vão apresentar aos trabalhadores todas as oportunidades disponíveis", afirmou Castro.
Governador Cláudio Castro lança o aplicativo Mais Trabalho RJ para promover empregabilidade no Estado do Rio - Carlos Magno
Governador Cláudio Castro lança o aplicativo Mais Trabalho RJ para promover empregabilidade no Estado do RioCarlos Magno
O aplicativo vai possibilitar que o trabalhador se cadastre e inclua seu histórico profissional, com experiências e qualificações. As informações ficarão à disposição do empregador para posterior busca por oportunidades disponíveis e que se encaixem no seu perfil profissional. Na versão para os empregadores, será possível cadastrar empresas e divulgar vagas, além de buscar, por meio de filtros de qualificação e localização, em um banco com milhares de currículos, o perfil profissional que atenda às suas necessidades.

"Esse aplicativo foi criado para dar mais agilidade ao processo de intermediação de mão de obra e ampliar a empregabilidade no nosso estado. Se o empregador encontrar um empregado, as partes se comunicam e dão início ao processo de contratação", explicou o secretário de Trabalho e Renda, Patrique Welber.

Através de um canal digital, o atendimento ao cidadão e à empresa poderá ser feito de forma totalmente virtual, com profissionais para esclarecer possíveis dúvidas. A divulgação do novo software junto às empresas fluminenses será feita, inicialmente, por agentes do trabalho, que percorrerão o Estado do Rio em busca de vagas abertas e de novas oportunidades para incluir no sistema. Esses agentes também farão a busca ativa por trabalhadores que se encaixem no perfil desejado pela empresa parceira.