Comissão de Defesa do Consumidor afirma que Light lidera ranking de reclamações e denúnciasDivulgação

Rio - O balanço anual de reclamações e denúncias recebidas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal indicou que a concessionária Light lidera, novamente, o ranking, somando 218 queixas em 2021. Segundo a comissão, as principais reclamações foram a cobrança por estimativa e o não cumprimento da lei municipal que obriga que a empresa aceite o pagamento em débito eletrônico antes de efetuar o corte do serviço.
Em seguida, de acordo com a comissão, está a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) com 228 citações, também por efetuar cobrança por estimativa. Já a empresa de telefonia Oi, aparece no ranking com 83 registros por não realizar o cancelamento de contratos dos usuários quando solicitado.
A vereadora Vera Lins (Progressista), presidente da comissão, afirmou que o número de reclamações aumentou, já que os consumidores estão cada vez mais conscientes de seus direitos. "Não podemos relaxar quando se trata de um direito do consumidor nem aceitar que ele pague uma conta que está sendo cobrada por uma simples suposição, seja ela da Light, Cedae, CEG ou de qualquer outra empresa. Isso é um abuso e uma covardia", disse Lins.
Os interessados podem realizar reclamações e denúncias pelo perfil oficial da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal no Facebook, por meio do e-mail consumidor@camara.rj.gov.br, pelo telefone 0800 285 2121 ou publicando no site www.camara.rj.gov.br na opção "reclame aqui" do link da Defesa do Consumidor. 
Em nota, a Cedae informou que, a fim de solucionar solicitações dos clientes, a companhia mantém canal aberto com os principais órgãos de defesa do consumidor e participa de mutirões com instituições de todas as esferas, como Procon RJ, Procon Carioca, Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, Agenersa e Consumidor.gov, dentre outros.
"No Consumidor.Gov, que pode ser consultado abertamente pela população em https://www.consumidor.gov.br/pages/empresa/20150112000047849/perfil, o índice de solução dos problemas relacionados à Cedae é de 84,4%. O prazo médio de resposta é de 6 dias, com 98,4% das reclamações respondidas", disse a companhia.
A empresa acrescentou que, no Procon Carioca, o índice de resposta da companhia é de 100%, no prazo de dois a três dias. "A Cedae disponibiliza central de atendimento ao cliente para dúvidas e resoluções (0800-2821195 e https://cedae.com.br/fale_com_cedae). Vale dizer que é possível solicitar revisão de contas pelos canais oficiais da companhia virtualmente, sem sair de casa (https://agenciavirtual.cedae.com.br/csp)", finalizou em comunicado.
Já a Light informou, em nota, que trabalha constantemente para oferecer um serviço de maior qualidade para seus clientes, investindo em treinamentos das equipes e no desenvolvimento dos canais de atendimento. A empresa também disse que mantém parceria com diversos órgãos de proteção e defesa ao consumidor e mantém um profissional dedicado ao atendimento nos Procons estaduais, obtendo resultados significativos e satisfação dos clientes.
A concessionária esclareceu, ainda, que a cobrança por estimativa é um procedimento autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ocorre quando o leiturista não consegue acesso ao medidor de energia. "Há alguns casos em que isso pode acontecer. Podemos citar como exemplo, quando o medidor é interno e não há ninguém para abrir o portão para o profissional. Nestas situações, a Light realiza a cobrança baseado na média de consumo do cliente. Quando o leiturista conseguir, posteriormente, o acesso ao medidor, a empresa ajusta o faturamento", explicou a Light.
Procurada por O DIA, a Oi não respondeu até a última atualização desta reportagem.