Guias de pagamento serão enviadas a partir de 10 de janeiroDivulgação/Prefeitura do Rio

Rio - A Prefeitura do Rio publicou nesta segunda-feira, 27, no Diário Oficial, o decreto que regulamenta o calendário de pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Conforme já tinha sido divulgado, o pagamento em cota única vai oferecer um desconto de 7% na taxa, com vencimento no dia 7 de fevereiro. No entanto, o contribuinte carioca também poderá optar pelo parcelamento em até dez vezes (confira o calendário de pagamentos no fim da matéria), sem ter direito à redução no valor do imposto.
No próximo ano, a tarifa sofrerá um reajuste de 10,42% na capital fluminense. Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, o percentual de correção aplicado será o da inflação acumulada para 2021, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E). 
A guia de pagamentos começará a ser enviada pelos Correios a partir do dia 10 de janeiro. A secretaria explicou, ainda, que o contribuinte que não tiver recebido a cobrança até o dia 23 do mês que vem deverá solicitar a segunda via pelo portal Carioca Digital (carioca.rio) ou nos postos de atendimento do IPTU.
Desconto para quem fez a DeCAD pode chegar a 12%

Os contribuintes que entregaram a Declaração Anual de Dados Cadastrais do imóvel (DeCAD) em 2021 e pagaram todas as cotas do exercício em dia terão, ainda, 5% de desconto no IPTU de 2022. Esse bônus é cumulativo com o da cota única, podendo chegar a 12%. A DeCAD foi lançada este ano pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento com o objetivo de simplificar o processo de atualização cadastral de casas e apartamentos da cidade.

Calendário de pagamentos
Cota única - vencimento no dia 7 de fevereiro
1ª cota - vencimento no dia 7 de fevereiro
2ª cota - vencimento no dia 9 de março
3ª cota - vencimento no dia 7 de abril
4ª cota - vencimento no dia 6 de maio
5ª cota - vencimento no dia 7 de junho
6ª cota - vencimento no dia 7 de julho
7ª cota - vencimento no dia 5 de agosto
8ª cota - vencimento no dia 8 de setembro
9ª cota - vencimento no dia 7 de outubro
10ª cota - vencimento no dia 8 de novembro
Onde conseguir atendimento

Centro Administrativo São Sebastião - Prefeitura do Rio ( Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - Prédio Anexo, Térreo, Plantão Fiscal) - 9h às 16h

Barra Shopping (Avenida das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca – 3º Piso, Centro Médico, Sala 326A) - 10h às 20h

West Shopping (Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande – Loja 282) - 10h às 20h

Norte Shopping (Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Loja 3021 – Cachambi – Cobertura – Vida Center) - 10h às 20h