O sistema do Nota Carioca estava há 10 dias sem funcionamentoReprodução/Prefeitura do Rio
Publicado 24/08/2022 09:23
site Nota Carioca está novamente disponível para a população, após quase 10 dias fora do ar por conta do ataque hacker ao Datacenter da Prefeitura do Rio, no dia 15 de agosto. O sistema chegou a voltar ao ar na tarde desta terça-feira, 23, mas ainda apresentava instabilidade.
Com o retorno, além de emitir notas, também já é possível fazer a substituição dos Recibos Provisórios de Serviços (RPS) emitidos enquanto o sistema estava inoperante. Ainda não há previsão de reestabelecimento total dos serviços da prefeitura.
Na segunda-feira, 22, os técnicos também conseguiram restabelecer os sistemas de pagamento da Secretaria de Fazenda. Com isso, o pagamento dos salários dos servidores e de fornecedores está garantido, segundo a prefeitura. Também foram depositados benefícios de servidores, como auxílio creche, auxílio moradia e auxílio medicamento.
Com o retorno do sistema de pagamento, a Secretaria Municipal de Habitação também realiza, de forma antecipada, o depósito dos Auxílios Habitacionais Temporários.
De acordo com o gerente jurídico tributário da Firjan, Rodrigo Barreto, a falta de acesso ao sistema da Nota Carioca gerou impacto de todas as ordens. “A situação gerou atraso de processos na Prefeitura como por exemplo, para a emissão de guia de ITBI - em questões relacionadas ao Foro e ao Laudênio, que acabam atrasando alguns negócios”, pontuou Barreto.
Rodrigo exemplificou ainda questões específicas como as ocorridas no setor industrial. “Temos uma série de empresas que ficaram impedidas da emissão da nota por esses dias todos. Ainda que a Prefeitura tenha disponibilizado e orientado os contribuintes a emitirem um recibo provisório de serviço, os pequenos empresários acabaram ficando com dúvida sobre esse novo procedimento”, explicou.
Ainda segundo ele, o vencimento do Simples Nacional também deve ser considerado. “Os contribuintes não tiveram acesso à apuração do valor devido no Simples Nacional. Mesmo os que emitiram nota, não tiveram acesso ao sistema para fazer de forma mais simples a apuração desse imposto devido”, concluiu.
A Prefeitura do Rio ressaltou que o Portal da Prefeitura segue como plataforma de informações aos cariocas e só deixará de fazer este serviço quando todo o portal da Prefeitura estiver normalizado. Os perfis do município em redes sociais também estão à disposição da população, porque não foram atingidos pelo criminoso ataque hacker.

O Diário Oficial e seu banco de dados retornou na semana passada e pode ser acessado normalmente.

A administração municipal informou que os servidores da IplanRio seguem com o trabalho ininterrupto para o restabelecimento total do Datacenter municipal e a volta de todos os sistemas. Aqueles que ainda não estão online permanecerão desta maneira até que todo o ambiente digital esteja seguro.
Segundo a Polícia Civil, o ataque hacker ao Datacenter é investigado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para que o responsável possa ser identificado e punido.
Leia mais