Coordenadora de relacionamento, Ana Silva, utiliza os óculos de realidade virtualSaulo Junior/Agência O Dia
Publicado 28/09/2023 14:03 | Atualizado 28/09/2023 17:40
Publicidade
Entre as diversas atrações do 10º Congresso Nacional de Inovação da Indústria, uma das que mais fazem sucesso é a simulação de voo. O evento começou nesta quarta-feira, 27, e se encerra nesta quinta-feira, 28, no São Paulo Expo, na capital paulista. Os visitantes vivem essa experiência no estande da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). São oferecidas duas imersões diferentes: a de um pouso com uma aeronave da Embraer e de um voo urbano, com tecnologia da Eve, subsidiária de mobilidade da emprresa.
A segunda experiência é de voo "por dentro" de grandes cidades, apresentando a opção para facilitar a locomoção em centros urbanos afetados pelos congestionamentos. A empresa espera lançar seu primeiro protótipo em 2024 e iniciar seu funcionamento logístico em 2026.
A Eve ainda não tem definição de qual cidade deve receber as primeiras operações deste tipo de voo. A aeronave se chama eVTOL, sigla de Electric Vertical Take-off and Landing (em Português, Aeronave de Decolagem e Aterrissagem Vertical Elétrica).
Ilustração de aeronave projetada pela Eve para voar sob áreas urbanas - Divulgação
Ilustração de aeronave projetada pela Eve para voar sob áreas urbanasDivulgação
Experiência
A coordenadora de relacionamento do Sesi-SP, Ana Silva, experimentou os óculos de realidade virtual e "sobrevoou" as cidades de Nova York, Dubai e Paris.
''A impressão que dá é de que você está em um helicóptero. Ele é um pouco mais baixo; dá pra enxergar toda a cidade. Eu acho que se isso, de fato, virar uma maneira de se transportar vai ser revolucionário'', comentou.
A Embraer também ofereceu a possibilidade da simulação de pouso simples na pista do Aeroporto Santos Dumont, do Rio de Janeiro. A assistente administrativa, Luiza Almeida, viveu essa experiência.
''Me senti pilotando um avião de fato. Eles programaram o sistema para nós realmente sentirmos isso, até mesmo o medo de cair'', relatou.
Luiza Almeida durante simulação de vooSaulo Junior/Agência O Dia
Cristiano Caliari, engenheiro de desenvolvimento de produtos da Embraer, explicou que a ideia é ''fazer com que, de fato, os visitantes tenham a experiência de como é realizar um pouso com um aeronave da Embraer''.
Congresso Internacional de Inovação da Indústria

Em sua 10ª edição, o congresso conta com a participação de 60 palestrantes (18 estrangeiros e 42 brasileiros). Entre os oradores, diversas figuras importantes para o cenário da inovação já discursaram no primeiro dia do evento.

Além disso, diversos estandes com inovações tecnológicas são atrativo do congresso, que começou nesta quarta-feira, 27, e termina nesta quinta-feira, 28. O evento acontece no São Paulo Expo, na capital paulista.

*O repórter viajou a convite da Confederação Nacional da Indústria
Publicidade
Leia mais