Homem usa óculos de realidade virtual durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da IndústriaSaulo Junior/Agência O Dia
O evento começou às 9h, com um pronunciamento do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga. O gestor acredita que ‘’a criação do evento, em 2005, foi uma decisão acertada e os resultados alcançados até o momento são muito expressivos’’. Robson entende que há um crescimento no interesse por inovações tecnológicas.
O diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, discursou firmemente a respeito da postura que o Brasil deve adotar no quesito inovação.
‘’O crescimento do PIB brasileiro é três vezes maior do que o previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O Brasil cria uma nova geopolítica mundial com o Hemisfério Sul globalizado. O país não pode voltar atrás e deve seguir com os conceitos de sustentabilidade e inovação’’.
Luciana também citou um grande investimento na área militar do Brasil para monitorar florestas e proteger as fronteiras. Além disso, ela demonstrou preocupação com a área climática.
Estandes e amostras
Além das palestras, os estandes com amostras de inovações chamaram a atenção do público. Animais robóticos voadores, óculos de realidade virtual, entre outras inovações cativaram muitos curiosos e interessados.
O projeto dos ‘animais’, por exemplo, realizado pela empresa Festo, da Alemanha, busca inspiração na natureza para produzir novas tecnologias.
Prêmio Nacional de Inovação
Um dia antes do evento, foi entregue o 8º Prêmio Nacional de Inovação. Das 44 instituições finalistas, cinco empresas, três ecossistemas de inovação e três pesquisadores inovadores tiveram seus esforços em inovação reconhecidos e premiados.
O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorreu no São Paulo Expo, na capital paulista, nesta terça-feira, 26.
O presidente do CNI, Robson Braga, disse nesta quarta-feira, 27, que o prêmio, iniciado em 2011, recebeu mais de 3.000 inscrições para a edição deste ano.
Programação
O evento continua nesta quinta-feira (28), com mais palestras e amostras, das 9h às 18h35. Somando os dois dias de evento, serão 60 palestrantes, sendo 42 brasileiros e 18 estrangeiros.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.