Homem usa óculos de realidade virtual durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da IndústriaSaulo Junior/Agência O Dia

São Paulo - A primeira metade da 10ª edição do Congresso de Internacional de Inovação da Indústria aconteceu nesta quarta-feira (27), no São Paulo Expo, na capital paulista. O evento contou com a participação de diversos palestrantes, entre eles a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. O vice-presidente Geraldo Alckmin participou através de um vídeo.

O evento começou às 9h, com um pronunciamento do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga. O gestor acredita que ‘’a criação do evento, em 2005, foi uma decisão acertada e os resultados alcançados até o momento são muito expressivos’’. Robson entende que há um crescimento no interesse por inovações tecnológicas.

Presidente do CNI discursou no evento -  Divulgação
Presidente do CNI discursou no evento Divulgação

O diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, discursou firmemente a respeito da postura que o Brasil deve adotar no quesito inovação.

‘’O crescimento do PIB brasileiro é três vezes maior do que o previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O Brasil cria uma nova geopolítica mundial com o Hemisfério Sul globalizado. O país não pode voltar atrás e deve seguir com os conceitos de sustentabilidade e inovação’’.

Diretor-Presidente do Sebrae pede que o país invista no desenvolvimento sustentável - Divulgação
Diretor-Presidente do Sebrae pede que o país invista no desenvolvimento sustentávelDivulgação

Na mesma linha, a ministra Luciana Santos falou bastante sobre a importância de investimentos na área de inovação. Ela chegou a afirmar que foi através de investimentos do Estado que os países mais desenvolvidos do mundo atual chegaram onde chegaram.

Luciana também citou um grande investimento na área militar do Brasil para monitorar florestas e proteger as fronteiras. Além disso, ela demonstrou preocupação com a área climática.

Estandes e amostras

Além das palestras, os estandes com amostras de inovações chamaram a atenção do público. Animais robóticos voadores, óculos de realidade virtual, entre outras inovações cativaram muitos curiosos e interessados.

O projeto dos ‘animais’, por exemplo, realizado pela empresa Festo, da Alemanha, busca inspiração na natureza para produzir novas tecnologias.


Prêmio Nacional de Inovação

Um dia antes do evento, foi entregue o 8º Prêmio Nacional de Inovação. Das 44 instituições finalistas, cinco empresas, três ecossistemas de inovação e três pesquisadores inovadores tiveram seus esforços em inovação reconhecidos e premiados.

O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ocorreu no São Paulo Expo, na capital paulista, nesta terça-feira, 26.

O presidente do CNI, Robson Braga, disse nesta quarta-feira, 27, que o prêmio, iniciado em 2011, recebeu mais de 3.000 inscrições para a edição deste ano.

Programação

O evento continua nesta quinta-feira (28), com mais palestras e amostras, das 9h às 18h35. Somando os dois dias de evento, serão 60 palestrantes, sendo 42 brasileiros e 18 estrangeiros.
 
*O repórter viajou a convite da Confederação Nacional da Indústria