Autorizações para a realização de 3 concursos públicos foram publicadas nesta quarta-feira (26)Arquivo/Agência Brasil
Publicado 26/07/2023 14:03
Publicidade
O governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 26, as autorizações para a realização de três concursos públicos. No total, as portarias autorizam 230 vagas para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
Segundo a portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos um processo seletivo será para preencher 100 vagas de analista no MPO. O edital com todas as informações sobre o processo deve ser publicado em até seis meses.

As vagas disponibilizadas são de nível superior para analista de planejamento e orçamento. As áreas de atuação não foram especificadas. O último concurso público foi realizado em 2015. Durante o governo anterior o ministério foi extinto e voltou a ser instituído somente em janeiro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O órgão é responsável por planejar e elaborar políticas públicas para o desenvolvimento do país, além de acompanhar o plano plurianual de investimentos, os orçamentos anuais e avaliar os financiamentos externos.

A portaria também estabelece que o prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova do concurso público é de dois meses. O MPO é responsável por estabelecer as normas, observar as políticas de reserva de vagas para o planejamento e execução do processo de seleção.

A remuneração inicial para o cargo de analista de planejamento e orçamento, atualmente, é de R$ 20.924,80.

Outra portaria publicada no DOU, autoriza a realização de concurso público para ocupar 50 cargos de nível superior, para especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações, na Anatel. Os prazos para publicação do edital e realização da prova são os mesmos estabelecidos para o concurso do MPO.

Os cargos fazem parte do total das 3.026 vagas autorizadas pelo governo federal, conforme anunciou no dia 18 de junho, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O Ipea também foi autorizado por portaria a iniciar o processo de seleção para o preenchimento de 80 vagas. O concurso público será para nível médio, para o cargo de técnico de planejamento e pesquisa.
Publicidade
Leia mais