Mega Feirão de Empregos acontecerá até sexta-feiraFoto:Divulgação
Publicado 08/11/2023 13:38
Publicidade
A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda promove a partir desta quarta-feira (8), até a próxima sexta-feira, o Mega Feirão de Empregos. O evento, que acontece no Largo da Carioca, Região Central do Rio,  conta com 40 empresas participantes e oferecerá aos candidatos 3.000 oportunidades de entrarem no mercado de trabalho neste fim de ano. Para participar basta pegar uma senha diária no local até o meio-dia.
Além da possibilidade de conseguir um trabalho, quem comparecer ao local também poderá realizar cadastro para pessoas com deficiência, oportunidade de se matricular em cursos profissionalizantes, solicitar emissão ou agendamento de 1ª e 2ª vias do RG, isenção para 2ª via de RG, certidão de nascimento e óbito, expedição de carteira de trabalho e habilitação para casamento, entre outros. Os candidatos também poderão participar de oficinas que auxiliam o candidato sobre como participar e se vestir em entrevista, além de uma oficina de produção de currículos. 
De acordo com o órgão, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) realizará uma triagem inicial para garantir que o candidatos sejam atendidos de uma forma individualizada, acompanhando a demanda de cada um. A secretaria informou que até as 13:30 desta terça-feira, 400 senhas foram distribuídas e atendidas.
O secretário de Trabalho e Renda, Arthur Monteiro, explicou como funcionará essa ação. "Vamos dividir os atendimentos em estações de serviços, como carteira de trabalho digital, seguro-desemprego, balcão de empregos, e oficinas para orientação de como produzir um currículo, como se comportar em entrevistas, e até dicas de vestuário para essas ocasiões. Depois de resolvidas as pendências, esse candidato terá muito mais chances de conseguir a oportunidade de emprego", disse.
Um destaque do evento é a inclusão de 800 vagas exclusivamente destinadas a pessoas com necessidades especiais.
Contratações imediatas
Outra inovação neste feirão é a iniciativa de algumas empresas de oferecerem um retorno - positivo ou negativo - imediato aos candidatos. As etapas de triagem, fator tão questionado por quem está procurando emprego, serão realizadas simultaneamente no mesmo local. Assim, o participante já sabe se será admitido ou não dentro do evento. 
Segundo o órgão, várias outras ações de incentivo à empregabilidade já foram promovidas mas, com esse formato e a participação maciça de empresas empregadoras, é a primeira vez. O objetivo é aumentar consideravelmente o número de pessoas empregadas por meio do Sine. 

Estarão presentes no evento, que contará também com uma feira de artesanato, diversas instituições parceiras como a Secretaria da Mulher, RJ para Todos, Detran, Fundação Leão XIII, Cedae e Firjan, além de dezenas de empresas dos mais diferentes ramos, como supermercados, hotelaria, restaurantes, moda e muitos outros. 

 
Publicidade
Leia mais