Interessadas devem ter entre 18 e 21 anosDivulgação: MetrôRio
Publicado 29/01/2024 12:31
Rio - O prazo das inscrições para 15 vagas de Jovem Aprendiz 2024 exclusivas para jovens mulheres cis e trans, que estão em busca do primeiro emprego, terminam nesta segunda-feira, 29. As interessadas devem se candidatar pela internet.
Para iniciar a participação no processo seletivo, é necessário ter entre 18 e 21 anos, Ensino Médio completo, disponibilidade para atuar no período da manhã (das 8h ao meio-dia), não estar participando de outro programa de Jovem Aprendiz e não ter realizado o mesmo curso no Senai. Também é preciso apresentar RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, título de eleitor e estar com o comprovante de escolaridade em dia.
Entre os benefícios estão vale-transporte, assistência médica e odontológica, tíquete de refeição e cesta de Natal, seguro de vida, auxílio creche e academia.
As contempladas terão a possibilidade de fazer um curso de Instrumentista Industrial no Senai, em Benfica, com duração de dois anos. E para exercitar o aprendizado, elas vão treinar suas habilidades três vezes por semana nas instalações do Centro de Manutenção da concessionária, supervisionadas por técnicos.

O curso tem como objetivo capacitar as alunas para realizarem a instrumentação do controle de processos de automação e também a sua manutenção, atendendo aos requisitos técnicos de qualidade, saúde, higiene, segurança e de meio ambiente.

O programa é classificado por muitas das aprendizes como uma porta de entrada para jovens que desejam iniciar no mercado de trabalho. Foi o caso da carioca Liandra Freire, de 23 anos, recém contratada pela concessionária. Liandra começou como aprendiz, foi aluna do programa em 2022 e, desde o ano passado, foi efetivada na área de manutenção da empresa.

“Participei da segunda turma no programa Jovem Aprendiz do MetrôRio e foi uma oportunidade de qualificação e crescimento profissional. Assim que ingressei na empresa, já colocamos em prática todo conhecimento adquirido no curso técnico de eletricista industrial. Isso foi resultado de muito trabalho e de um programa que vem contribuindo para inclusão de jovens mulheres no mercado de trabalho. É gratificante participar deste momento de transformação", disse.
Publicidade
Leia mais