Casa da Mulher Carioca Elza Soares, em Padre MiguelDivulgação/Prefeitura do Rio
Publicado 05/07/2024 10:25
A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher (SPM-RJ) abriu, na última quinta-feira (4), as inscrições para mais de 9 mil vagas gratuitas nos cursos de capacitação das Casas da Mulher Carioca e do Programa Mulheres do Rio. As inscrições podem ser feitas, de 04 a 21 de julho, pela internet (obrigatoriamente para o programa Mulheres do Rio) e no endereço das Casas. Para participar, as mulheres precisam ter a partir de 14 anos (para os cursos oferecidos pelas Casas) e 18 anos (para os cursos do Mulheres do Rio) e morar na cidade do Rio de Janeiro. As inscrições online podem ser realizadas através do link: https://linktr.ee/spmrio.

Para os cursos das Casas da Mulher Carioca, além de on-line, as inscrições também podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, presencialmente, em uma das Casas. Cada Casa vai oferecer diversas modalidades de cursos de formação, com aulas que se iniciam no final de Julho.
Publicidade
Entre os cursos estão: Edição de Vídeos, Pacote Office, Informática Básica e Avançada, Gestão de Mídias Sociais, Design Gráfico, Produção de Eventos, Cuidadora de Idosos, Confeitaria, Auxiliar de Cozinha, Modelagem, Macramê, Maquiagem Básico e Avançado, Trança Básica e Avançada, Manicure Básico e Avançado, Auxiliar de Cabeleireira, Extensão de Cílios, entre outros. Alguns cursos do Mulheres do Rio também oferecem bolsas. No programa são oferecidos cursos nas áreas de Indústria, Tecnologia, Línguas etc.

Para quem optar pelo Programa Mulheres do Rio, as inscrições vão até 21/07. A lista das mulheres aptas à inscrição será divulgada entre os dias 15/07 e 20/07. A aula inaugural será realizada entre os dias 22/07 e dia 27/07. Já a matrícula acontecerá de 02/08 a 09/08.

"Quando ampliamos o acesso a oportunidades, estamos construindo coletivamente um presente e futuro nos quais essas mulheres podem sonhar e realizar. Nosso foco é fortalecer o acesso ao mercado de trabalho e a autonomia delas. Estamos transformando a vida da mulher carioca e já capacitamos mais de 200 mil. Os cursos contribuem também para o empoderamento, a inclusão produtiva e a socialização das mulheres", afirma Lidiane de Paula, secretária da SPM-RJ.

As Casas da Mulher Carioca são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de cursos e oficinas para capacitação, as Casas oferecem orientação jurídica, psicológica e encaminhamento para serviços da Assistência Social. Em 2022, a Secretaria da Mulher formou mais de 22 mil mulheres nos cursos de capacitação das Casas.

Serviço

Inscrições: 04 a 21/07

Link: https://linktr.ee/spmrio

As Casas da Mulher Carioca estão localizadas nos seguintes endereços:

Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho: Rua Limites, 1260, Realengo;

Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho - Polo Campo Grande: Rua Mário Barbosa, 137, Campo Grande;

Casa da Mulher Carioca Elza Soares: Rua Marechal Falcão da Frota, 1782, Padre Miguel;

Casa da Mulher Carioca Tia Doca: Rua Júlio Fragoso, 47, Madureira;

Casa da Mulher Carioca Tia Doca: Polo Coelho Neto: Av. Pastor Martin Luther King Jr, 10055, Coelho Neto.
Leia mais