Publicado 07/01/2025 14:53
Abrir uma empresa está mais acessível para quem tem o sonho de empreender. Mas mantê-la em funcionamento e com lucros é um desafio diário. Neste biênio 2025/2026, os empreendedores precisam estar atentos para soluções mais humanizadas de atendimentos aos consumidores. Esta é uma das orientações que Sebrae Rio disponibiliza no Guia de Tendências 2025, com informações voltadas para o marketing, consumo, mercado, dados e novos rumos para os negócios.
“Muitos desafios surgem na vida de quem resolve abrir um negócio, seja por necessidade ou oportunidade. Estas pessoas precisam de apoio e informações para a gestão dos empreendimentos. Assim como em anos anteriores, elaboramos esse material para que os empreendedores possam ter elementos relevantes que ajudem a direcionar sua atuação, tornando o negócio mais competitivo no mercado”, comenta Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio.
No marketing, por exemplo, é preciso olhar para soluções de inteligência artificial e automação; vídeos e conteúdos dinâmicos; e estratégias de omnichannel, integrando todos os canais da empresa. Também é fundamental monitorar tendências, conhecer o perfil geracional, estilo de vida e valores dos clientes. Essas informações apoiam a adaptação a mudanças e às demandas dos consumidores.
“Os consumidores estão mais exigentes e serão impulsionados por fatores como tecnologia, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Haverá também uma busca crescente por personalização de produtos e serviços e pela autenticidade das marcas”, completa Margareth.
Tecnologias
Publicidade“Muitos desafios surgem na vida de quem resolve abrir um negócio, seja por necessidade ou oportunidade. Estas pessoas precisam de apoio e informações para a gestão dos empreendimentos. Assim como em anos anteriores, elaboramos esse material para que os empreendedores possam ter elementos relevantes que ajudem a direcionar sua atuação, tornando o negócio mais competitivo no mercado”, comenta Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio.
No marketing, por exemplo, é preciso olhar para soluções de inteligência artificial e automação; vídeos e conteúdos dinâmicos; e estratégias de omnichannel, integrando todos os canais da empresa. Também é fundamental monitorar tendências, conhecer o perfil geracional, estilo de vida e valores dos clientes. Essas informações apoiam a adaptação a mudanças e às demandas dos consumidores.
“Os consumidores estão mais exigentes e serão impulsionados por fatores como tecnologia, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Haverá também uma busca crescente por personalização de produtos e serviços e pela autenticidade das marcas”, completa Margareth.
Tecnologias
Aspectos como inovação, foco no cliente e agilidade já vêm ganhando força nos últimos anos e serão diferenciais a partir de 2025. Para os próximos anos, as principais tendências se relacionam com a importância da sustentabilidade, dos avanços tecnológicos, da maior conectividade e das automações alinhados à humanização e à personalização dos produtos e serviços.
Empresas que trabalham com dados ganham destaque nesse novo momento do mercado, tornando-se ativos estratégicos e sendo capazes de ajudar a criar soluções que atendam a demandas específicas dos consumidores.
“As empresas precisam criar um ecossistema de dados que cultive uma cultura de valorização da tomada de decisões baseada nas informações coletadas e tratadas de forma adequada. Da mesma forma, é preciso ter atenção à LGPD na hora de manipular as informações dos clientes, garantindo a reputação da empresa, visto que os clientes estão mais atentos sobre como seus dados estão sendo utilizados”, finaliza Margareth.
Empresas que trabalham com dados ganham destaque nesse novo momento do mercado, tornando-se ativos estratégicos e sendo capazes de ajudar a criar soluções que atendam a demandas específicas dos consumidores.
“As empresas precisam criar um ecossistema de dados que cultive uma cultura de valorização da tomada de decisões baseada nas informações coletadas e tratadas de forma adequada. Da mesma forma, é preciso ter atenção à LGPD na hora de manipular as informações dos clientes, garantindo a reputação da empresa, visto que os clientes estão mais atentos sobre como seus dados estão sendo utilizados”, finaliza Margareth.
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