Inscrições estão abertas até o dia 30 de junhoDivulgação
Publicado 27/05/2025 11:53
Rio - A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), lançou o "PrePara o Futuro", um programa voltado para a qualificação educacional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com foco específico na educação em direitos humanos e nos desafios do ENEM e vestibulares. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho, pelo site oficial da Fundação para a Infância e Adolescência.
Publicidade
O programa oferece um curso preparatório presencial integrado, com formação técnica, acadêmica e cidadã, além de atendimento psicossocial, orientação vocacional e conteúdos sobre cidadania e direitos humanos — pilares fundamentais para a construção de trajetórias mais justas e promissoras.

O PrePara o Futuro é destinado a adolescentes entre 16 e 18 anos incompletos, matriculados no 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou privadas (neste caso, com bolsa integral).
A iniciativa prioriza o atendimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade, como os que vivem em famílias monoparentais, em acolhimento institucional ou familiar, em cumprimento de medidas socioeducativas, com deficiência, em tratamento contra o uso de substâncias psicoativas, ou vítimas de violência e exploração sexual.

Também podem participar adolescentes encaminhados por órgãos do sistema de justiça e os que apresentem declaração de hipossuficiência econômica. O programa tem atenção especial à inclusão de adolescentes pertencentes a minorias étnico-raciais, como indígenas, quilombolas e negros.

"A abertura das inscrições para o PrePara o Futuro marca um passo decisivo na construção de uma sociedade mais igualitária. Esta não é apenas uma iniciativa de preparação acadêmica, mas de formação cidadã, que capacita os adolescentes para o pleno exercício de seus direitos e para uma participação ativa na vida em sociedade. Por meio de uma abordagem integrada, oferecemos ferramentas reais para que esses adolescentes possam enfrentar os desafios do ENEM, dos vestibulares e da vida adulta com mais autonomia e dignidade', destaca Josiane Assis, presidente da FIA-RJ.
O programa é desenvolvido em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (FunRio) e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ).
Leia mais