Publicado 27/08/2025 13:49 | Atualizado 27/08/2025 13:53
A Firjan vai destinar R$ 1 milhão para apoiar pequenas e médias indústrias do estado do Rio de Janeiro na adoção de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA). Os recursos são não reembolsáveis e o valor será direcionado a até 20 empresas, por meio do novo edital do Conecta Lab, aceleradora voltada à inovação e ao fortalecimento da indústria fluminense.
PublicidadeO projeto oferece às indústrias selecionadas uma jornada estruturada de aceleração. As contempladas passarão por uma fase de imersão com especialistas do Conecta Lab, com foco na identificação de desafios internos e no desenvolvimento de um plano de ação para aplicação prática da IA em seus processos. Após essa etapa, as participantes que atenderem aos critérios definidos poderão seguir para a fase de implementação, com apoio financeiro direto.
Cada empresa poderá receber até R$ 50 mil em recursos não reembolsáveis e terá seis meses para concluir o projeto. Podem se candidatar indústrias com propostas baseadas em Inteligência Artificial (IA), incluindo, por exemplo, machine learning, visão computacional, robótica inteligente, sistemas de recomendação, análise preditiva, entre outras aplicações reais da IA.
A iniciativa busca ampliar o acesso à transformação digital e estimular o uso estratégico de tecnologias emergentes como diferencial competitivo, alinhando-se às diretrizes da Nova Indústria Brasil, da Agenda Brasil 4.0 e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.
O edital é voltado para indústrias com operação no estado do Rio, que tenham entre 20 e 499 funcionários. As inscrições vão até 24 de outubro. As inscrições podem ser feitas pela internet.
O edital é voltado para indústrias com operação no estado do Rio, que tenham entre 20 e 499 funcionários. As inscrições vão até 24 de outubro. As inscrições podem ser feitas pela internet.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.