Publicado 27/10/2025 16:50
O Sebrae anunciou um novo Convênio de Cooperação Técnica e Financeira, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), para promover o desenvolvimento de pequenos negócios. Com investimento de R$ 18,7 milhões e duração inicial de 30 meses, a iniciativa oferecerá cursos presenciais de capacitação em franchising.
PublicidadeDe acordo com o Sebrae, a estimativa é que o projeto alcance cerca de 13 mil pequenos negócios e potenciais empreendedores em todo o País. A iniciativa inclui a realização de cursos presenciais de capacitação em franchising, além do desenvolvimento de conteúdos gamificados com foco em gestão e da promoção de rodadas de negócios.
"As franquias vêm ganhando cada vez mais espaço no empreendedorismo. O Sebrae avalia que elas funcionam como um modelo estruturado para quem deseja ter o seu próprio negócio. Somando esforços com a ABF, os pequenos negócios receberão orientações e informações sobre como atuar neste mercado, assim como serão orientados a melhorar sua gestão impulsionando seus negócios e ampliando mercados", afirma Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
O projeto visa a promover a melhoria do ambiente de negócios do franchising brasileiro com foco em ações de acesso a mercados, qualificação, capacitação e integração de microempresas e empresas de pequeno porte que desejam atuar neste setor. A iniciativa foi divulgada durante um painel na Convenção ABF do Franchising, realizada na sexta-feira (24), em Una, Bahia.
Ao fim de 2025, o setor de franquias deve ultrapassar a marca de R$ 300 bilhões em faturamento, contar com mais de 200 mil operações ativas e estar presente em 69% dos municípios brasileiros.
Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, essa é uma fase importante para o franchising brasileiro.
"Assinamos o novo convênio da ABF com o SEBRAE em um momento muito importante para o franchising brasileiro. Temos acompanhado de perto a interiorização das redes de franquias — um movimento que vem se intensificando com o avanço do agronegócio, a expansão das marcas para cidades menores e o crescimento do número de empreendedores em todo o País. O ranking ABF das cidades mostra claramente essa tendência: das 30 maiores no franchising brasileiro, quase 50% — 14 delas — não são capitais".
Para mais informações, acesse o site do Sebrae.
*A repórter viajou à convite da ABF
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.