Fauldade oferece formação tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade no RioDivulgação
Publicado 10/12/2025 16:02
Rio - Um programa de inclusão digital voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade social foi lançado na noite da última quarta-feira (9) no Rio de Janeiro. A iniciativa, chamada Conexão Futuro, oferecerá bolsas integrais de graduação na área de tecnologia — em formato online ou semipresencial — com foco em ampliar a autonomia financeira das participantes e incentivar a presença feminina no setor.

O projeto é resultado de uma parceria entre a FIAP e o Consórcio Cristo Sustentável, formado pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Obra Social Leste Um – O Sol e Instituto Redemptor. A ONG parceira será responsável pelos critérios e pela seleção das cinco mulheres que receberão as bolsas. Para marcar o lançamento, o Cristo Redentor foi iluminado em magenta às 21h desta quarta, cor associada à identidade visual da instituição de ensino.

O reitor da FIAP, Wagner Sanchez, afirmou que a proposta busca usar a tecnologia como instrumento de transformação social. “A tecnologia transforma definitivamente a vida das pessoas. Ela é um grande atalho. Empoderar mulheres com pensamento computacional e esse ‘superpoder’ pode de fato ajudá-las”, disse. Ele reforçou a importância de ampliar a participação feminina no setor: “Precisamos empoderar mais mulheres para que outras possam vê-las como espelho”.
Publicidade


O CEO e fundador da FIAP, Gustavo Gennari, destacou que a chegada da instituição ao Rio também envolve a oferta de outras iniciativas educacionais abertas à população. “Nós vamos receber essas mulheres no nosso campus e desenvolver skills transformadores. Estamos orgulhosos de distribuir as primeiras bolsas de graduação para jovens do projeto Cristo Educador”, afirmou.
Ele citou ainda a nova plataforma FIAP Open Hill, que reúne formações gratuitas em áreas como inteligência artificial, programação e inovação. “Essa plataforma já está aberta para todos os cariocas, sem qualquer custo, com certificação e suporte”, disse.

Em processo de implantação de sua unidade na Praia de Botafogo, a instituição prevê iniciar turmas presenciais em março do ano que vem, com graduações em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Defesa Cibernética, Ciência da Computação e Engenharia de Software. A presença física no estado, segundo a direção, deve possibilitar o desenvolvimento de novos projetos sociais e ações de formação tecnológica.
Leia mais