Publicado 08/08/2021 10:51 | Atualizado 08/08/2021 10:52
Rio - Neste domingo (8), durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o narrador da TV Globo, Galvão Bueno, pediu desculpas por ter cometidos erros na abertura das Olimpíadas e revelou que a emissora recebeu uma carta da embaixada japonesa no Brasil.
"Eu queria aproveitar esse momento para dizer que a Globo recebeu uma carta do consulado do Japão no Rio de Janeiro e também da embaixada do Japão no Brasil sobre comentários que nós fizemos na cerimônia de abertura envolvendo fatos históricos. Essa carta enfatizou o que todos nós sabemos, o compromisso do Japão com a paz, que o país não se furtou em reconhecer erros do passado, mas apontou uma imprecisão nossa em comentários em relação à bandeira do país e à figura do imperador. A carta também elogiou nossa transmissão e nossa cobertura das Olimpíadas. Aproveito então para agradecer os elogios, e nos desculpamos se cometemos alguma imprecisão. O objetivo absolutamente não era esse", disse Galvão Bueno.
O narrador aproveitou para exaltar a organização do Japão nos Jogos Olímpicos, além de ressaltar todas as dificuldades por conta da pandemia. Além disso, comentou sobre a hospitalidade que todos os envolvidos no evento tiveram no país.
"Nestes Jogos Olímpicos o Japão encantou o mundo. Realmente conseguiu organizar os Jogos em uma situação difícil, como nós já falamos. Enviou uma mensagem de paz, de esperança, de inclusão. E ele foi extremamente hospitaleiro com os estrangeiros que foram até Tóquio para os Jogos. Fui testemunha disso mesmo não tendo ido. Gostaria de estar lá. Demonstrei várias vezes essa vontade. A primeira vez que fui ao Japão foi há 40 anos. Fui dezenas de vezes ao Japão, aprendi a amar esse país, e aprendi a receber sempre muito carinho e muito respeito por parte dos japoneses. Nossa equipe lá foi testemunha disso. Então se cometemos alguma falha, pedimos perdão. Mas agradecemos os elogios recebidos", concluiu.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.