Luan San é atleta do breakingFoto: Reprodução/Instagram @luansan_ff
Publicado 29/09/2023 21:58
Publicidade
Rio - O Breaking é a grande novidade dos Jogos de Paris, em 2024. No total, 16 B-boys e 16 B-girls - como são conhecidos os atletas da modalidade - competirão entre os dias 9 e 10 de agosto na Place de la Concorde. Nesse sentido, em entrevista ao jornal O Dia após a apresentação do Time Petrobras, Luan San, nome importante do Brasil no esporte, acredita que o Breaking chega à Olimpíada para ficar.
"Tenho certeza, porque o Breaking já vem fortalecido há anos. Acho que tem setenta e tantos países de todo o mundo competindo dentro da modalidade. É uma galera que compete, o mundo todo dança breaking. Então, com certeza vai ficar e motivar a nova geração", disse B-boy.
Como já dito acima, 32 atletas estarão classificados para o Breaking. A França, que é a anfitriã dos Jogos de 2024, já tem duas vagas garantidas - uma para cada gênero. Além disso, mais quatro serão distribuídas por universalidade (duas para cada gênero). Assim, sobram 26 vagas, que serão conquistadas a partir do Mundial, dos classificatórios continentais e pela Série de Classificação Olímpica.
"O Breaking é uma cultura que já vem de anos. Então, já vem estruturado, mas não tinha esse apoio financeiro, esse reconhecimento de muitas pessoas leigas que não tinham acesso ao Breaking. É uma coisa que já vem sendo realizada há muitos anos, existem campeonatos internacionais e tudo mais", explicou San.
"Agora com o Breaking nas Olimpíadas, acho que vai ser o boom da galera entender que é uma coisa muito profissional, que é uma coisa que a gente se dedica muito, se sacrifica muito, se doa muito. Nós acreditamos muito no nosso potencial. É uma coisa difícil de fazer e de viver. Tenho certeza que vai dar um destaque quando chegar em 22024. É sentimento, é técnica, é musicalidade, é paixão, é diversão, é batalha. Não é só o esporte, é uma arte", completou.
Vale destacar que Luan soma números e conquistas importantes na carreira. Em 2021, ficou com o quarto lugar no Mundial de Paris. Em 2022, conquistou o Campeonato Brasileiro da modalidade. Já em fevereiro deste ano, recebeu o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do Breaking em 2022.
"Esse momento da minha carreira está sendo bem incrível. São coisas que eu venho fazendo há 20 anos. Agora, através do esporte, estão acontecendo essas conquistas, de ocupações de espaços, que nós sempre almejamos, reconhecimento público", contou Luan.
Publicidade
Leia mais