Apresentação do Time PetrobrasFoto: João Alexandre Borges/O Dia

Rio - Nesta quinta-feira, 28, o Time Petrobras foi apresentado na sede da empresa, na Lapa. A cerimônia contou com a presença de 20 dos 45 esportivas que fazem parte da equipe. O último a discursar no local foi justamente o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que não poupou elogios ao grupo.
"A gente é um time só. Às vezes parece que patrocínio é uma coisa distante. Vocês estão lá, vão voltar para seus locais de treino, cada um em um país, cada um em um estado, vocês estão lá e a gente aqui. Não. Eu sinto que, cada vez que fazemos esses encontros, a gente é o mesmo time. Não é uma empresa patrocinando um time, é um mesmo time. A gente se vê em vocês. A gente está com vocês não é só na marca, é na força, é na energia, é no sentimento", disse Jean Paul Prates.
Vale lembrar que a Petrobras atua como patrocinadora de esportes de rendimento desde 2011, com foco no esporte olímpico. Em 2015, a empresa criou o Time Petrobras, que patrocina o treinamento de esportistas de alto rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas. Um novo time é formado a cada novo ciclo olímpico.
"Hoje é um dia de muita emoção para nós, de estar aqui recebendo parte do nosso Time Petrobras. Já estávamos batendo papo demonstrando o quanto é importante para gente estar com o time reunido, mostrar a nossa casa para vocês, porque ficamos acompanhando muito o dia a dia, os treinos, as conquistas, os perrengues. A gente acompanha demais, é muito feliz estarmos todos juntos", afirmou Alessandra Teixeira, Gerente de Patrocínios da Petrobras.
A empresa, nestes 12 anos, já investiu R$ 26 milhões no apoio a 85 atletas de 31 modalidades, além do patrocínio específico a seis federações e também aos Jogos Olímpicos do Rio. De acordo com a Petrobras, estes esportistas foram responsáveis por trazer 91 medalhas para o Brasil nos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Pan-Americanos.
Quem também esteve na apresentação foi Adriana Samuel, como representante dos esportistas. Quando atleta, no vôlei de praia, ela conquistou a medalha de prata juntamente com Mônica Rodrigues, em Atlanta 1996, e o bronze juntamente com Sandra Pires, em Sydney 2000.
Após a aposentadoria, tornou-se empreendedora no mercado esportivo. Ela, aliás, trabalha com projetos que incluem iniciativas sociais, gerenciamento de carreiras e formação de times, como o Time Petrobras, que está sob seu comando desde a formação, em 2015.
"Tive minha vida toda dedicada ao esporte. Eu sei, assim como vocês, a importância que os meus patrocinadores tiveram nas conquistas das minhas medalhas olímpicas. Acho que um patrocínio vai muito além da questão financeira, que é fundamental para a carreira de um atleta. Só com esse apoio de patrocínio, o atleta pode se dedicar exclusivamente aos treinamentos, pode comprar, melhorar sua estrutura de treinamentos. Mas para além dessa questão, um apoio como esse da Petrobras, o atleta fica mais confiante, melhora a estima e estimula o atleta a buscar melhores resultados", disse Adriana.
"Nós acreditamos, enquanto projeto, que investir nessa fase da carreira do atleta, quando ele tem o talento e não tem o apoio do patrocínio para se dedicar... Nesse momento é que a gente aposta. Certamente frutos serão colhidos. Um exemplo disso é o Marcus D’Almeida, do tiro com arco. Começou no projeto lá na primeira formação, em 2015, com apenas 17 anos. Hoje, ele é campeão mundial, o primeiro do ranking mundial e ajudou a colocar no radar do povo brasileiro uma modalidade até então pouco conhecida no nosso país", completou, posteriormente.
VEJA A LISTA DE ATLETAS QUE FAZEM PARTE DESTE TIME PETROBRAS
- Ana Sátila (Canoagem Slalom)
- André Stein e George Souto Maior (Vôlei de Praia)
- Augusto Akio (Skate)
- Beatriz Souza (Judô)
- Bruna Takahashi (Tênis de Mesa)
- Caio Souza (Ginástica Artística)
- Carolina Santiago (Natação Paralímpica - Classe S12)
- Carol Naka (Boxe)
- Darlan Romani (Atletismo/Arremesso de Peso)
- Duda e Ana Patrícia(Vôlei de Praia)
- Evandilson Neto (Canoagem)
- Felipe Hoo (Escalada Esportiva)
- Filipe Vieira (Canoagem)
- Flávia Saraiva (Ginástica Artística)
- Gabriel Bandeira (Natação - Classe S14, SM14, SB14)
- Giovanna Prada (IQFoil, Windsurf Foil)
- Gui Caribé (Natação)
- Guilherme Costa (Natação)
- Guilherme Schimidt (Judô)
- Hugo Calderano (Tênis de Mesa)
- Ícaro Miguel (Taekwondo)
- Izabela Rodrigues (Arremesso de peso/Lançamento de disco)
- Jessica Messali (Paratriatlo - Classe PTWC1)
- Keno Marley (Boxe)
- Laura Amaro (Atletismo - Levantamento de Peso)
- Leticia Oro (Atletismo - Salto em distância)
- Luan San (Breaking)
- Lucas Mozela (Natação - Classe S9)
- Luisa Baptista (Atletismo - Triatlo)
- Marcus D'Ameida (Tiro com Arco)
- Mateus Isaac (IQFoil)
- Milena Titoneli (Taekwondo)
- Raissa Rocha Machado (Lançamento de dardo - Classe F56)
- Samuel de Oliveira (Natação Paralímpica - Classe S5)
- Sophia Medina (Surfe)
- Thalita Simplício (Atletismo Paralímpico - Classe T11)
- Thiego Marques (Judô - Classe J2)
- Naiara Xavier Santos, Toquinha (Breaking)
- Tuany Barbosa (Arremesso de Peso Paralímpico - Classe F57)
- Vitor Tavares (Parabadminton - Classe SH6)
- Vitória Rosa (Atletismo - Velocista 100m e 200m)
- Viviane Jungblut (Maratona Aquática)
- Ygor Coelho (Badminton)