Guilherme Arana voltou a jogar pelo Atlético-MG em junho, nove meses após cirurgia no joelho esquerdoPedro Souza / Atlético-MG

Novidade na lista de convocados para os jogos contra Venezuela e Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Guilherme Arana volta a ter uma chance na seleção brasileira após grande decepção. O lateral do Atlético-MG era cotado para ir à Copa do Catar, em 2022, mas uma grave lesão no joelho esquerdo tirou essa chance. Desta vez, ele voltará a defender o Brasil após mais de um ano, com a expectativa de voltar mais vezes a partir de agora.
"Após a lesão, foram momentos complicados e tive um período bem difícil. Somente quem esteve ao meu lado sabe tudo o que passei para superar a frustração de não ter ido para a Copa e também para me recuperar bem e voltar, ainda mais, forte. Não dá pra expressar essa sensação apenas com palavras" afirmou o jogador de 26 anos.
 
Guilherme Arana ganha a primeira oportunidade com o técnico interino Fernando Diniz, após Caio Henrique, do Mônaco, ser cortado por lesão no joelho esquerdo e ter constatada a necessidade de cirurgia.
Caminho oposto pelo qual o lateral do Atlético-MG passou em setembro de 2022, quando machucou-se e precisou passar por uma cirurgia, retornando ao gramados apenas em junho de 2023.
"Eu também quero expressar, do fundo do meu coração, o meu sincero carinho e apoio ao Caio Henrique. Espero que ele tenha a melhor recuperação possível e que, muito em breve, retorne aos gramados. Fique firme, pois irá superar esse momento", completou.
A seleção brasileira enfrentará a Venezuela no dia 12 de outubro, em Cuiabá, pela terceira rodada das Eliminatórias. Cinco dias depois, o adversário será o Uruguai, em Montevidéu.