Publicado 02/03/2024 16:06
A International Football Association Board (IFAB), o órgão que regulamenta as regras do futebol, anunciou neste sábado (2) algumas mudanças e testes no esporte. Como esperado, o projeto de implementação o cartão azul ficou fora da 138ª Assembleia Geral Anual, na Escócia.
O conselho internacional desistiu da ideia diante da repercussão negativa da novidade, assim como a rejeição da Fifa. Entretanto, haverá novidades nas regras do futebol a partir de 1 de julho de 2024.
Entre elas está a oficialização de substituições adicionais em casos de concussão de jogadores, de acordo com o protocolo necessário. Essa mudança já havia sido testada na Copa do Mundo de 2022.
Veja outras novidades nas regras
- Cada equipe deve ter um capitão que use a braçadeira.
- Os jogadores são responsáveis pelo tamanho e adequação das suas caneleiras, que continuam obrigatórias.
- As infrações de mão na bola não intencionais que gerem pênalti devem ser tratadas da mesma forma que outras faltas.
- Parte da bola deve tocar ou ultrapassar o centro da marca de pênalti nas cobranças de penalidades, e a invasão dos jogadores de campo será penalizada apenas se houver impacto no lance.
Testes confirmados
A International Board também anunciou que possíveis outras mudanças futuras da regra de futebol serão testadas em jogos de categorias de base. Uma delas, para evitar que o árbitro seja envolvido por um grupo de jogadores, diz que somente o capitão poderá se aproximar e conversar com ele.
O aumento para oito segundos no limite que o goleiro pode ficar com a bola na mão (atualmente são seis).
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.