Augusto Melo, atual presidente do CorinthiansReprodução / TV Corinthians
Publicado 29/09/2024 11:20
Presidente do Corinthians, Augusto Melo criticou a CBF pela mudança da data do confronto de volta da semifinal da Copa do Brasil, diante do Flamengo. O embate, que seria no dia 17 de outubro, uma quinta-feira, agora será no dia 20, um domingo.
Publicidade
Leia mais: Vasco manifesta descontentamento com datas das semifinais da Copa do Brasil

"O Sport Club Corinthians Paulista expressa sua profunda indignação com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar a data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Tal decisão, além de ser uma afronta ao calendário previamente estabelecido, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um todo", escreveu o dirigente em nota oficial.
"É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais, especialmente quando já foi amplamente divulgado que o Corinthians disputa simultaneamente três competições, e qualquer alteração gera sérios prejuízos ao nosso planejamento esportivo", completou. 
Em comunicado, a CBF explicou que a troca acontecerá por causa do calendário da Conmebol e também para permitir aos clubes "condições igualitárias após a data Fifa".
Sendo assim, os jogos da rodada da Série A que seriam disputados nos dias 19 e 20 de outubro, envolvendo os semifinalistas da Copa do Brasil, serão antecipados para os dias 16 e 17. 
"Esse tipo de atitude fere a credibilidade do futebol brasileiro. O Corinthians seguirá lutando para que o futebol seja tratado com justiça e igualdade", ponderou Augusto Melo. 
O duelo de ida será disputado na próxima quarta-feira (2), às 21h45 (de Brasília), no Maracanã.

Confira a nota oficial do Corinthians na íntegra:

"O Sport Club Corinthians Paulista expressa sua profunda indignação com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar a data do jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Tal decisão, além de ser uma afronta ao calendário previamente estabelecido, desrespeita não apenas o Corinthians, mas também a competição como um todo.

É inadmissível que, em uma competição de tamanha relevância, decisões sejam tomadas favorecendo um clube em detrimento dos demais, especialmente quando já foi amplamente divulgado que o Corinthians disputa simultaneamente três competições, e qualquer alteração gera sérios prejuízos ao nosso planejamento esportivo. O respeito ao cronograma pré-estipulado deveria ser uma prioridade da CBF, que, infelizmente, demonstra, mais uma vez, falta de compromisso com a equidade e a transparência.

O Corinthians não pode aceitar passivamente que mudanças sejam feitas para atender interesses individuais, colocando em risco a integridade da competição e o desempenho das equipes envolvidas. Nossa instituição havia formalmente se manifestado contrária a qualquer modificação, como foi detalhado no ofício enviado à CBF, e a decisão unilateral de acatar um pedido de outro clube, sem consideração pelos impactos negativos ao nosso planejamento, é um claro desrespeito.

Esse tipo de atitude fere a credibilidade do futebol brasileiro. O Corinthians seguirá lutando para que o futebol seja tratado com justiça e igualdade, sem favorecimentos ou interferências externas que comprometam a integridade das competições".
Leia mais