Cid Moreira morreu aos 97 anosReprodução/Globo
Publicado 03/10/2024 10:16
É difícil falar da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e não lembrar da famosa Jabulani. Diante da polêmica bola, que gerou reclamação de jogadores e goleiros, surgiu um bordão com a voz de Cid Moreira e que não saiu da boca dos brasileiros naquela época: "Jabulaaaaani".
Publicidade
O jornalista, que morreu nesta quinta-feira (3)não sabia o que era aquele nome que pediram para que gravasse em vários tons de voz diferentes. O bordão passou a ser utilizado em matérias da TV Globo e, até mesmo, durante transmissões de jogos.
"Surpreendeu muito quando me pediram para gravar. Foi até difícil de gravar no meu cérebro essa palavra... Jubulani... Jabu... sei lá... Urubu (risos)... Jabulani. Fui informado que era a bola, eu não sabia. Disseram que era mais leve e que tinha um efeito especial", contou Cid Moreira, que era torcedor do Botafogo, ao Fantástico, em 2010.

Relembre a polêmica

Jabulani, na língua zulu, significa "celebrar". Entretanto, não foi bem aceita por quem estava no campo. A bola representava uma grande evolução tecnológica, por ser mais aerodinâmica, como afirmava a fabricante adidas.
Só que gerou muitas críticas por causa dos movimentos imprevisíveis que fazia. Era um terror para os goleiros, mas também para atacantes que precisavam dosar a força nos chutes para poderem acertar o gol.
O fato da primeira rodada daquela Copa ter um baixo número de gols aumentou a polêmica, com a Jabulani escolhida como grande vilã.
Leia mais