Publicado 24/10/2024 16:33 | Atualizado 24/10/2024 17:28
José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, que morreu aos 66 anos, foi um sucesso de audiência nas lutas de boxe da década de 80 que passaram na TV, no canal Bandeirantes, hoje Band. Algumas delas ficaram marcadas para sempre para o esporte brasileiro, com grandes vitórias e nocautes sofridos.
PublicidadeUm dos grandes momentos de Maguila foi entre março de 1986 e maio de 1989, quando emendou 18 vitórias. Uma delas sobre o lendário James 'Quebra-Ossos' Smith, em agosto de 1987.
A grande vitória
Contra o boxeador estadunidense, o brasileiro lutou em casa no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Numa luta muito apertada, a decisão ficou dividida entre os três árbitros.
Maguila acabou vencendo por pontos: dois a favor e um contra. Após a luta, ele resumiu o embate: "Bati mais do que apanhei".
Foi o auge na carreira e o fez ter o sonho de disputar o título mundial dos pesados com Mike Tyson, o que nunca viria a acontecer. Mas houve outros grandes boxeadores no caminho.
O rival argentino
Antes da sequência invicta na segunda metade da década de 80, Maguila teve dois embates com um de seus principais rivais, o argentino Daniel Falconi. Essas lutas ajudaram o brasileiro a ganhar mais projeção mundial.
Na primeira, em janeiro de 1985, Falconi levou a melhor por nocaute e foi o primeiro a derrotá-lo, no ginásio do Parque São Jorge, também em São Paulo.
Na revanche, no ano seguinte, foi Maguila quem venceu e deu fim à carreira do argentino, com um soco que deslocou a retina do olho direito. A vitória foi por pontos, em dezembro de 1986.
O nocaute de Holyfield
Outros dois grandes momentos do boxeador brasileiro foram em derrotas, mas contra duas lendas do esporte. O primeiro foi Evander Holyfield, pelos peso-pesados.
Essa é considerada a maior derrota de Maguila, que recebeu um nocaute brutal no segundo round, após uma troca de golpes, em julho de 1989. Naquela época, o brasileiro era o segundo no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB) e, se vencesse, poderia desafiar Tyson pelo cinturão.
"A luta contra Maguila foi importante para mim. Meu objetivo era ser o número um e forçar a luta contra Tyson. Eu treinei para isto. Nós lutamos, eu o nocauteei, e as pessoas sentiram que eu tinha força, assim como Tyson", contou Holyfield à TV Globo, em 2015.
A 'surra' de Foreman
Um ano depois, em junho de 1990,o adversário foi George Foreman, na preliminar de Mike Tyson e Henry Tillman, em Las Vegas. Maguila tinha 32 anos e o americano, 41. Novamente foi nocauteado no segundo round.
"O que eu vou contar são as quedas que levei, batia no "veio" e ele nem se mexia. Se ficasse em pé, ele me matava", disse Maguila, em entrevista ao site 'ge', em 2020.
A carreira de Maguila
O boxeador sergipano soma 85 lutas no cartel. Foram 77 vitórias, sendo 61 por nocaute, contra sete derrotas e um empate técnico.
A primeira luta foi em 1981, no maior evento de boxe do Brasil na época, o 'Forja de Campeões'. Anos antes de pendurar as luvas em 2000, Maguila derrotou Johnny Nelson, e conquistou o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), que não era uma das mais importantes do esporte, em 1995.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.