Publicado 14/08/2025 19:34
Rio - A exibição da taça original da Copa Libertadores da América começou nesta quinta-feira (14). O evento realizado em um shopping na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, marcou o início de uma excursão do cobiçado troféu pelo Brasil, que vai até sábado (16).
PublicidadeO espaço conta com as camisas oficiais do 16 times classificados para as oitavas de final da competição. Fortaleza, Palmeiras, São Paulo, Internacional e os cariocas Botafogo e Flamengo terão seus uniformes expostos. O evento terá sorteios e eventos ao vivo durante os três dias.
A inauguração da exposição no Rio de Janeiro também prestigia uma das cidades mais vitoriosas da história da Libertadores. Nos últimos anos, o Rio foi dominante e detém os últimos três campeões: Flamengo (2022), Fluminense (2023) e Botafogo (2024).
Além de dominante nas últimas três edições, o Rio de Janeiro é a segunda cidade com mais times campeões. Ao todo, são quatro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. A cidade fica atrás apenas de Bueno Aires, com cinco campeões. No geral, são seis títulos, sendo três do Flamengo.
De acordo com a coordenadora de Experiência de Marketing da Conmebol, Camila Chaves, a ideia é trazer o sentimento da "Glória Eterna" para o público. Além dos três campeões recentes, a cidade também já foi sede, desde a implementação de final única, de duas edições da decisão. Em 2020 vencida pelo Palmeiras e em 2023 vencida pelo Fluminense.
"Nós começamos pelo Rio de Janeiro porque é a cidade do atual campeão, o Botafogo. Depois, vamos para São Paulo, casa do Palmeiras e do São Paulo, que também estão nas oitavas. Trouxemos a taça original para que toda a mística envolvendo a Copa (Libertadores) possa ser sentida pelos fãs", disse Camila.
Os cariocas na Libertadores
Apenas dois cariocas estão classificados para a competição de 2025: Botafogo e Flamengo. Ambos estão nas oitavas de finais e seguem vivos na disputa pela Glória Eterna nesta temporada.
O Flamengo enfrenta outro brasileiro, o Internacional, pelo mata mata. No jogo de ida no Maracanã, vitória da equipe carioca por 1 a 0, que abriu vantagem em busca da vaga. A volta será no Beira Rio, na próxima quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília).
Já o Botafogo busca repetir o feito do ano passado. O atual campeão enfrenta a LDU, do Equador, nesta quinta-feira (14). A decisão fica para a próxima quinta (21), às 19h (de Brasília), em Quito, na altitude de 2.850 metros.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.