Tiago Splitter fez história na NBA como primeiro técnico brasileiro, ao comandar o Portland Trail Blazers Foto: Getty Images
Publicado 25/10/2025 15:10
Tiago Splitter tornou-se o primeiro brasileiro a comandar uma equipe da NBA na história, na vitória pelo Portland Trail Blazers ao derrotar o Golden State Warriors por 139 a 119, na última sexta-feira (24). Ao comentar sobre sua estreia, o treinador destacou a importância de manter a identidade da equipe.
Publicidade
"Essa será a identidade deste time, e eu não vou mudá-la. Faço parte do processo de construção disso e estamos trabalhando há dois meses ou mais em nossa identidade e em como vamos jogar nesta temporada", ressaltou.
O brasileiro assumiu a equipe de forma interina após a saída de Chauncey Billups. O ex-treinador foi preso por participação em um esquema de apostas ilegais na liga. Splitter avaliou a situação da equipe após o afastamento do antigo técnico.
"Honestamente, é um momento difícil. Quer dizer, todos nós tivemos uma ótima experiência com Chauncey, e estamos pensando nele e em sua família. Mas temos um trabalho a fazer e precisamos seguir em frente", disse Splitter.
É a segunda passagem de Splitter no comando de uma equipe. O brasileiro já havia treinado o Paris Basketball, da França, onde conquistou títulos nacionais, como a Liga Francesa e a Copa da França. E na estreia da equipe na Euroliga, levou o time aos playoffs após eliminar o Real Madrid no play-in.

O próximo jogo do Portland será no domingo (26), contra o Los Angeles Clippers.
Leia mais