Publicado 20/05/2025 15:17
Rio - Em meio aos desfalques no sistema defensivo do Botafogo, jogadores de outras posições surgem para dar mais alternativas ao técnico Renato Paiva. O volante Danilo Barbosa e o lateral-esquerdo Marçal já foram utilizados pelo treinador para atuar na zaga.
Publicidade
Nesta temporada, Paiva escalou Danilo Barbosa na função na goleada sobre o Capital por 4 a 0, pela Copa do Brasil, e na derrota para o Estudiantes por 1 a 0, pela Libertadores. Ele já havia feito a função em outras oportunidades no Botafogo.
Marçal, por sua vez, atuou como zagueiro no empate sem gols com o Flamengo, pelo Brasileirão, no último domingo. Ele já havia atuado mais recuado em outros momentos da carreira.
"Foi bom, foi importante conseguir ajudar a minha equipe ali. Espero continuar entrando mais em jogos, participando mais, para poder ajudar o time a vencer", disse Marçal, à "Botafogo TV", no domingo.
Outra possibilidade de improvisação para a zaga é o volante Newton. O camisa 28 do Botafogo se destacou com o time que disputou o Estadual e mostrou que pode cumprir mais de uma função no campo. Até aqui, porém, fez apenas dois jogos com Renato Paiva, em sua posição.
Os desfalques
No início da temporada, o Alvinegro perdeu Bastos. O zagueiro sofreu um trauma no joelho esquerdo em sua estreia em 2025, no jogo contra o Nova Iguaçu. Ele voltou a entrar em campo em um amistoso no mês março, mas sentiu novamente o problema no início de abril.
Alexander Barboza, por sua vez, lesionou o pé esquerdo durante a goleada do Botafogo sobre o Capital por 4 a 0, no dia 30 de abril. O argentino não é relacionado para uma partida desde então.
Zaga titular hoje
O Botafogo conta com os seguintes nomes para a posição no elenco principal: Alexander Barboza; Bastos; David Ricardo; Jair; e Serafim, que ainda não entrou com Renato Paiva.
Na ausência de Bastos, Jair, de 20 anos, assumiu a titularidade desde que chegou ao Glorioso. E, após a lesão de Alexander Barboza, David Ricardo, de 22 anos, ganhou sequência como titular.
A dupla tem se destacado e ganhou elogios do goleiro John após o empate sem gols com o Flamengo no Maracanã. Foi a quinta partida seguida dos dois juntos: "Estão ajudando, são meninos novos, chegaram agora e têm dado conta do recado. Brinquei agora com o Jair: 'Você é muito bom mesmo, cara. Valeu o investimento'. Nosso grupo vai ficando cada vez mais forte, cada vez melhor, quando ganha jogadores", disse o camisa 12 do Alvinegro na zona mista.
'Rotação responsável' contra o Capital-DF
O próximo compromisso do Botafogo será contra o Capital-DF. As duas equipes vão se enfrentar na quinta-feira (22), a partir das 21h30, no Mané Garrincha, pela terceira fase da Copa do Brasil. O Alvinegro venceu a partida de ida por 4 a 0, o que permite ao técnico Renato Paiva fazer uma "rotação responsável" na escalação. Portanto, caso poupe peças na zaga, abre-se o espaço para jogadores de outras posições atuarem no setor.
"Temos uma vantagem. Não aceito que esteja fechado, se não nem iríamos. Temos que ir com responsabilidade pelo clube que defendemos. Vamos para ganhar. Evidente que o calendário obriga a poupar. Hoje o Gregore e o Marlon demonstraram dificuldade. O Jair a mesma coisa, o Igor. Estamos arriscando. Tem um momento que tem que gerir sabendo que tem uma final em casa. Vamos tentar recuperar alguns jogadores lesionados. Vamos tentar fazer uma rotação responsável", disse Renato Paiva, em entrevista coletiva no último domingo.
Além dos nomes citados pelo treinador, o zagueiro David Ricardo indicou desgaste. Ele saiu machucado no segundo tempo do clássico, mas tranquilizou a torcida e explicou que acreditava ser o cansaço pelo acúmulo de jogos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.