Renato Paiva em treino do Botafogo nos Estados UnidosVítor Silva / Botafogo
Publicado 14/07/2025 13:22 | Atualizado 14/07/2025 13:23
Rio - Demitido do Botafogo, de John Textor, há duas semanas, Renato Paiva mandou indireta por meio das redes sociais nesta segunda-feira (14). O treinador compartilhou o esquema utilizado pelo Chelsea na vitória sobre o PSG por 3 a 0, pela final do Mundial de Clubes, citou uso de três volantes e questionou: 'Mas pode?'.
Publicidade
O treinador português usou um post de Tiago Herani, que analisou: "Com os três volantes em cena, Palmer foi deslocado para a ponta direita. Mas, na hora de atacar, dava passos para dentro e abria o corredor para subida do Gusto. Do outro lado, Pedro Neto também era uma opção constante no contra-ataque. Tava na cara que uma chance perigosa seria criada nos corredores".
Renato Paiva tirou uma foto desta análise e escreveu: "Chelsea jogando com três volantes e um 10 de falso ponta que com bola bola jogava por dentro no correr central! Mas pode?", pontuou o técnico, que ainda colocou emoticons de risada na publicação.
Publicação de Renato Paiva no story do Instagram - Reprodução/Instagram
Publicação de Renato Paiva no story do InstagramReprodução/Instagram
Na última quinta-feira (10), o acionista majoritário da SAF do Botafogo, John Textor, disse que Renato Paiva foi demitido porque "quebrou os próprios princípios". O americano afirmou que a decisão foi tomada ao longo de dez jogos e citou a postura defensiva do time.
"Eu disse a ele, treinador, qual foi o melhor jogo que você já jogou na sua vida como treinador? Ele disse: PSG. Eu pergunto: qual você acha que foi o meu melhor jogo como dono? Ele começa a olhar, e eu digo: PSG. E sigo: mas aqui não é o PSG, vocês vão jogar contra o Palmeiras hoje, é hora de jogar futebol", disse Textor, em entrevista à rádio talkSPORT, do Reino Unido.
"Então, vão lá e detonem, certo? O que a gente faz? Ficamos sentados assistindo a eles avançarem. Então, durante dez jogos, ele ficou mais e mais defensivo. Ele estava quebrando seus princípios. E quando você quebra seus princípios, você tem que ir embora".
No Mundial de Clubes, Renato Paiva usou a formação com três volantes nos jogos contra PSG, Atlético de Madrid (fase de grupos) e Palmeiras (oitavas de final). O Glorioso venceu o Paris Saint-Germain, mas perdeu para os outros dois.
O revés para o Alviverde eliminou o Alvinegro do torneio. Dois dias depois, o Botafogo anunciou a saída de Renato Paiva.
Leia mais