Publicado 19/02/2026 00:30
Rio - O Botafogo segue vivo na Libertadores. Na altitude de mais de 4 mil metros, o Alvinegro perdeu para o Nacional Potosí por 1 a 0, nesta quarta-feira (18), na Bolívia, pela segunda fase preliminar da Libertadores, e decidirá a classificação no Nilton Santos, no próximo dia 25. O técnico Martin Anselmi valorizou o esforço dos jogadores, mas lamentou as chances perdidas.
Publicidade"Erramos situações claras no primeiro e segundo tempo. Não é fácil jogar aqui, é um dos lugares mais altos do mundo. Foi uma logística difícil. Estou satisfeito com a entrega, energia e atitude dos jogadores, mas não com o placar porque poderíamos ter empatado ou vencido (...) A série está aberta. Ainda é preciso jogar 90 minutos. Em casa, a história obviamente será diferente", disse Martin Anselmi.
Jogando na altitude, o Botafogo começou com dificuldades e sendo pressionado pelo Nacional Potosí, que parou no goleiro Léo Linck e na trave. Na reta final do primeiro tempo, o Alvinegro cresceu e teve a melhor chance, mas Matheus Martins perdeu cara a cara com o goleiro Galindo. O Glorioso ainda criou chances com Newton e Barrera.
Na etapa final, o Nacional Potosí abriu o placar logo no primeiro minuto, com o lateral-direito Baldomar. O Botafogo teve chance de empatar, mas Montoro acertou a trave, dentro da pequena área. Durante todo o segundo tempo, o Alvinegro teve menos fôlego, mas conseguiu sustentar a derrota pelo placar mínimo e voltou vivo para casa.
"Viajamos hoje, três horas e meia de carro. Sei o que é jogar na altitude, mas não em Potosí. Sei o que é ser mandante e sei como é sofrido enfrentar times na altitude. É felicitar meus jogadores por estarem inteiros esse tempo todo e por terem criado oportunidades para poder fazer gol", completou o treinador, que trabalhou no Independiente del Valle, do Equador.
O Botafogo tenta encerrar a sequência negativa no próximo sábado (21), às 21h (de Brasília), contra o Boavista, no Elcyr Resende, pelo jogo de ida da semifinal da Taça Rio, para recuperar a confiança antes da decisão contra o Nacional Potosí. O jogo contra o time boliviano será realizado no dia 25, às 21h30, no Nilton Santos.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.