Lance do jogo entre Flamengo e Central CórdobaAdriano Fontes/Flamengo
Publicado 09/04/2025 23:29
Rio - O Flamengo foi surpreendido e perdeu para o Central Córdoba por 2 a 1 no Maracanã, nesta quarta-feira (9), pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores. Os argentinos aproveitaram os erros do Rubro-Negro no primeiro tempo e marcaram com Heredia e Florentín. O Fla ensaiou uma reação na etapa complementar e viu De La Cruz descontar em cobrança de falta. Bruno Henrique ainda mandou uma bola na trave nos últimos minutos, mas o empate não veio.
Publicidade
A boa notícia da noite para o Fla, que viu a sequência de 27 jogos de invencibilidade de Filipe Luís chegar ao fim, foi retorno de Pedro. O atacante se recuperou de uma grave lesão no joelho esquerdo e voltou a jogar após sete meses.
Agora, o Flamengo vira a chave para o Brasileirão. A equipe de Filipe Luís volta a campo no próximo domingo (13), às 17h30, para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre. A partida é válida pela terceira rodada do campeonato.

O jogo

O Flamengo começou o jogo em cima, como o torcedor já se acostumou a ver. Juninho teve uma chance cara a cara com Aguerre logo no primeiro minuto. Bruno Henrique e Arrascaeta também tiveram boas oportunidades de marcar no início do jogo.
Já o Central Córdoba mostrou que não veio ao Maracanã apenas para se defender. Dentro dos primeiros 20 minutos, obrigou Rossi a trabalhar após um chute perigoso de Cufré. Pouco depois, teve espaço para encaixar um ataque pelo lado esquerdo, mas o assistente pegou impedimento.
E bastou um vacilo do Fla para os argentinos abrirem o placar no Maracanã. Léo Pereira colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro assinalou o pênalti após revisão no monitor do VAR. Heredia foi para a cobrança e fez o gol aos 24 minutos.
Diante disso, o Flamengo se lançou ao ataque para buscar o empate, e o Central Córdoba recuou. Por volta dos 35, o árbitro chegou a marcar um pênalti em cima de Bruno Henrique, mas o VAR pegou a infração fora da área e corrigiu a marcação. Léo Pereira cobrou a falta e mandou a bola na rede pelo lado de fora.
Já mais perto do fim, o Central Córdoba conseguiu recuperar a bola no campo de ataque e viu Varela cometer uma falta na linha lateral. O time argentino aproveitou a oportunidade para levantar a bola na área, e Florentín aproveitou para ampliar a vantagem. O Fla recebeu vaias da torcida ao fim do primeiro tempo.
No segundo tempo, o jogo teve uma configuração clara: o Rubro-Negro pressionava em busca do gol, enquanto o Central Córdoba se defendia e tentava explorar os contra-ataques para atacar. Além disso, no retorno do intervalo, Filipe Luís promoveu as entradas de Wesley, Pulgar e Gerson nas vagas de Varela, Evertton Araújo e Juninho. 
O Fla ainda tomou alguns sustos na transição rápida dos argentinos, mas finalmente conseguiu seu gol. Alex Sandro sofreu uma falta dura na entrada da área, e De La Cruz se posicionou para a cobrança. O uruguaio bateu com categoria e diminuiu a vantagem do Central Córdoba.
O jogo seguiu nessa pegada de ataque contra defesa. E para tentar furar a retranca argentina, Filipe Luís colocou em campo Luiz Araújo e Pedro, que não disputava uma partida oficial há sete meses. Em setembro do ano passado, ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante treino da seleção brasileira.
O Rubro-Negro tentou até o fim, mas não conseguiu buscar o empate. Bruno Henrique chegou a mandar uma bola na trave nos últimos minutos.

Ficha técnica

Flamengo x Central Córdoba

Data e hora: 9/4/2025, às 21h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Cristián Garay (CHI)

Cartões amarelos: Pulgar e De La Cruz (FLA) / Moyano, Heredia, Galván e Angulo (CCO)
Cartões vermelhos: -
Gols: Heredia (0-1) (24'/1ºT) / Florentín (0-2) (44'/1ºT) / De La Cruz (1-2) (15'/2ºT)
FLAMENGO (Técnico: Filipe Luís)
Rossi; Varela (Wesley, Intervalo), Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Pedro, 29'/2ºT); Evertton Araújo (Pulgar, Intervalo), De La Cruz e Arrascaeta (Luiz Araújo, 26'/2ºT); Gonzalo Plata, Bruno Henrique e Juninho (Gerson, Intervalo).
CENTRAL CÓRDOBA (Técnico: Omar de Felippe)
Aguerre; Moyano (Pillud, 26'/2ºT), Abascia, Rivero e Cufré (Casermeiro, 42'/2ºT); Galván, Iván Gómez (Cristóforo, 42'/2ºT) e José Florentín; Perelló (Martínez, 26'/2ºT), Angulo (Verón, 39'/2ºT) e Heredia.
Leia mais