Publicado 08/07/2025 09:00 | Atualizado 08/07/2025 09:04
Enfrentar equipes brasileiras não é novidade para o Chelsea nas últimas temporadas. Do vice do antigo Mundial de Clubes para o Corinthians, em 2012, ao título sobre o Palmeiras em 2021, passando pelos dois confrontos na atual competição, o clube inglês fará, nesta terça-feira (8), às 16h (de Brasília), o primeiro jogo de sua história contra o Fluminense, com quem já realizou negociações marcantes por jogadores.
PublicidadeConhecido por vender promessas por valores baixos, o Tricolor pode dizer que tem saldo bastante positivo na balança comercial com o clube inglês. A começar pela contratação de Deco e Beletti em 2010, dois nomes que foram importantes para o título do Campeonato Brasileiro, encerrando jejum de 26 anos.
Para contratar o meia luso-brasileiro, que ainda levantaria o mesmo troféu em 2012, a diretoria do clube das Laranjeiras envolveu três jogadores das categorias de base na negociação. O Chelsea ficou com 50% dos direitos econômicos do lateral-direito Wallace, do lateral-esquerdo Ronan e do atacante Rafael Pernão. Apenas o primeiro se transferiu para o time inglês e mesmo assim não jogou. E nenhum dos três fez sucesso ou se destacou no futebol.
Cinco anos depois, os dois clubes voltaram a fazer negócios, desta vez pelo atacante Kennedy. Um fundo de investimentos com ligação com os ingleses pagou 10 milhões de dólares (cerca de R$ 31,2 milhões à época) pelo jogador, em junho de 2015. Mas ele nunca se destacou, apesar das oportunidades que ganhou.
Os jogadores brasileiros no Chelsea

Ao longo dos últimos 30 anos, 20 jogadores brasileiros vestiram a camisa do Chelsea. O último é João Pedro, recém-contratado, e revelação justamente do Fluminense. O elenco no Mundial ainda conta com Andrey Santos, ex-Vasco.
O primeiro dessa lista é Émerson Thome, conhecido pelo apelido Paredão, que atuou em 1999. Depois, somente a partir da era Roman Abramovich, de 2003 a 2022, os jogadores do país passaram a ser contratados com frequência.
Leia mais: Flu x Chelsea marcará reencontro de velhos conhecidos do Rio e Londres Ramires, David Luiz, Oscar, Willian, Filipe Luis e Jorginho foram os de mais sucesso, assim como Thiago Silva, que deixou o clube como ídolo para retornar ao Tricolor.
Outros quatro foram contratados, mas nunca disputaram uma partida oficial, caso de Wallace, citado anteriormente. E mais um está próximo de se juntar, que é Estêvão, comprado junto ao Palmeiras e que se apresenta agora no meio do ano. Outra promessa, Denner, do Corinthians, chegará em 2026.
Felipão foi técnico
A relação do Chelsea com o Brasil também tem a passagem de Luis Felipe Scolari, entre 2008 e 2009. Contratado após o trabalho na seleção de Portugal, o técnico do penta acabou demitido em 9 de fevereiro de 2009.
Além do desempenho irregular, após início promissor, ele sofreu com problemas de relacionamento com nomes importantes do time, como Drogba, Anelka e Ballack.
Os confrontos em Mundiais
Já em campo, o Chelsea vê seu caminho se cruzar com um brasileiro pela quinta vez desde 2012. Naquele ano, perdeu por 1 a 0 a final do Mundial, para o Corinthians. Voltou a decidir contra o Palmeiras em 2021 e conquistou seu único título do torneio, ao vencer na prorrogação por 2 a 1, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar.
Já neste novo formado de Mundial de Clubes, a equipe inglesa foi atropelada pelo Flamengo por 3 a 1, na fase de grupos. Mas voltou a derrotar o Palmeiras, agora nas quartas de final, por 2 a 1.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.