Publicado 05/07/2023 12:03
Guapimirim – Estudantes da rede municipal de ensino de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vão participar de um projeto de educação ambiental e de cidadania entre os próximos dias 4 de setembro e 23 de outubro. As ações serão desenvolvidas no âmbito do projeto Sou do Mangue, da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), realizado pela ONG Guardiões do Mar. Nessa cidade, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O referido projeto tem por objetivo conscientizar sobre a importância de práticas ambientais sustentáveis e o impacto dos resíduos sólidos na natureza.
Além de Guapimirim, o projeto Sou do Mangue ocorrerá em escolas dos municípios de Cachoeiras de Macacu e de Itaboraí. A previsão é de que participem um total de 400 pessoas nos três municípios, sendo 30 alunos de cada colégio e mais dois professores. Ao todo, serão 12 unidades de ensino, quatro por cidade.
Em Guapimirim, por exemplo, vão participar estudantes da educação infantil ao 5º ano das seguintes escolas municipais: Marcionílio Ignácio, Neli Albuquerque Vivas, Rosa de Sarom e Tuffy Nicolau Habib.
Depois de concluídos os trabalhos, os participantes vão expor os projetos desenvolvidos por meio do projeto.
O projeto Sou do Mangue está sendo implementado em municípios impactados pelo futuro Gasoduto Guapimirim-Itaboraí (Gasig), cuja construção está sob responsabilidade da NTS, e que tem previsão de operação em 2024.
O mencionado projeto teve início em outubro de 2020, por meio da restauração florestal ambiental de 10 hectares de manguezais degradados na Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.