Publicado 20/10/2023 11:06
Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) de quarta-feira (18), o deputado estadual Filippe Poubel (PL) apresentou moção de repúdio contra o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira (MDB), que foi preso em flagrante por injúria racial, acusado por uma funcionária de uma padaria de chamá-la de "negrinha". Parlamentares de diferentes partidos acataram subscrever a moção.
Poubel elogiou o delegado Michel Floroschk por efetuar a prisão em flagrante do prefeito, e deixou um recado aos vereadores de Itatiaia. “O repúdio é do parlamento em geral, não aceitamos racismo. Esse prefeito não tem condições de continuar no cargo, apresentem um pedido de impeachment”, completou.
O deputado Carlos Minc (PSB) elogiou a iniciativa sugerindo que o texto da moção deve incluir um elogio ao delegado que cumpriu a lei. “É inacreditável um prefeito em exercício agredir uma trabalhadora”, afirmou Minc. O deputado Professor Josemar (PSOL), presidente da Comissão de Combate às Discriminações, disse que o colegiado também vai repudiar o ato.
Em nota na quarta-feira, Irineu Nogueira reiterou não ter praticado qualquer ofensa contra quem quer que seja e seu posicionamento contrário a atos ou condutas racistas. “Sigo confiando na Justiça e pretendo, o quanto antes, retomar minhas atividades como prefeito de Itatiaia. Temos muito trabalho pela frente e disposição não nos falta para fazer Itatiaia avançar ainda mais”, disse o prefeito.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.