Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, falou aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional, em Tóquio, nesta quarta-feira (21) AFP
Publicado 21/07/2021 13:17 | Atualizado 21/07/2021 13:22
Tóquio - O mundo está entrando na quarta nova onda de infecções e mortes por covid-19. O alerta foi dado pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante sua fala aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional, em Tóquio, nesta quarta-feira (21).
“Dezenove meses após o início da pandemia e sete meses desde que as primeiras vacinas foram aprovadas, estamos agora nos estágios iniciais de outra onda de infecções e mortes”, alertou.
Publicidade
Tedros também aproveitou a ocasião para reprovar a forma como a pandemia vem sendo tratada na maior parte dos países. "A pandemia é um teste e o mundo está sendo reprovado", declarou. Ele disse também que é uma "enorme injustiça" que 75% das vacinas do mundo contra a covid-19 estejam concentradas em apenas dez países.

O dirigente frisou que a pandemia ainda não acabou e disse que muitos estão vivendo em um "paraíso dos tolos" porque acreditam no fim da pandemia apenas porque a transmissão está controlada em seus países. "A pandemia vai acabar quando o mundo decidir que quer encerrá-la. Está nas nossas mãos", afirmou.
O número de casos de covid-19 relacionados à Olimpíada chegou a 79 no Japão nesta quarta-feira, com novos atletas apresentando testes positivos para o novo coronavírus. Especialistas temem que o evento possa espalhar o vírus por mais países, aumentando o número de casos também em solo japonês.
Publicidade
*Com informações do Estadão Conteúdo
Leia mais