Médica já declarou ser pró tratamento precoce nas redes sociaisReprodução

Rio - O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nomeou a médica Mara Regina Pezzino para o cargo de diretora do Hospital Federal de Ipanema, na Zona Sul do Rio. A profissional já defendeu publicamente o uso de cloroquina para prevenir a Covid-19, inclusive em suas redes sociais. Em sua foto de perfil, a profissional utiliza um filtro sobre o tratamento precoce e já assinou um documento pedindo aos governadores que distribuam medicamentos para o enfrentamento “pré-hospitalar” da doença. A declaração conta com a assinatura médicos de todo o Brasil e é intitulada como “Manifesto em defesa da Vida e do tratamento pré-hospitalar da Covid”.
LEIA MAIS: Bolsonaro defende uso de outro medicamento de eficácia não comprovada contra covid-19

O chamado “kit covid” não tem eficácia contra a doença e já teve seu uso contestado diversas vezes pela pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, também os medicamentos podem provocar efeitos colaterais se usados para prevenir a doença.

Em resposta à CPI da Covid, o Ministério de Saúde enviou, no último dia 14, um documento desaconselhando o uso da cloroquina no tratamento do coronavírus. O parecer da pasta alega que alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos nos pacientes hospitalizados e, por isso, não devem ser utilizados, estes são ivermectina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente.
Publicidade
O novo parecer entregue à comissão foi solicitado por Queiroga após uma “formulação de diretrizes" para o tratamento da doença, o material foi colocado em consulta pública. Procurado para comentar a nomeação, o Hospital de Ipanema não se posicionou até o momento da publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.