Publicado 14/03/2022 08:53 | Atualizado 14/03/2022 10:02
Kiev - A Ucrânia acusou o Exército russo, nesta segunda-feira (14), de ter cortado mais uma vez a eletricidade na central nuclear de Chernobyl, localizada ao norte de Kiev e cenário do pior desastre nuclear do mundo em 1986, e agora sob controle russo.
As autoridades ucranianas afirmaram no domingo que haviam restabelecido o fornecimento de energia elétrica da central, que ainda precisa de energia para garantir a segurança dos elementos combustíveis armazenados.
"Mas antes do restabelecimento completo da energia, as forças de ocupação danificaram a linha que alimenta a central nuclear de Chernobyl", anunciou o operador ucraniano das instalações, o Ukrenergo, no Facebook.
O grupo Ukrenergo afirma que seus técnicos repararam uma linha alta tensão que abastecia Chernobyl e a cidade de Slavutitch. Mas esta linha voltou a sofrer danos e mais funcionários terão que retornar ao local para novos reparos
"Um abastecimento de energia elétrica estável evitará a repetição da catástrofe de Chernobyl", afirmou Ukrenergo.
O reator número 4 da central de Chernobyl explodiu em 1986, provocando o pior desastre nuclear civil da história. O local está coberto por um sarcófago duplo, um construído pelos soviéticos, atualmente danificado, e outro, mais moderno, inaugurado em 2019.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.